CRPB-Cáceres

Atleta da Unemat participa de evento nacional na modalidade parabadminton

Por Hemília Maia
22/11/2022

Lucas Gabriel dos Santos Oliveira, 17 anos, participa da Paralimpíadas Escolares 2022. O atleta disputa a categoria de parabadminton pelo Centro de Referência Paralímpico de Cáceres (CRPB-Cáceres). O CRPB, projeto que teve início há oito meses, é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Lucas é o primeiro atleta do CRPB a participar das Paralimpíadas Escolares.

No CRPB, o atleta pratica natação e badminton. As atividades são desenvolvidas no ginásio e na piscina da Vila Olímpica da Unemat, na unidade Cidade Universitária do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres-MT. 

A cerimônia de abertura do evento, considerado como o maior do mundo para crianças com deficiência em idade escolar, está marcada para hoje, dia 22, a partir das 18h, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição terá início quarta-feira, dia 23 e segue até o dia 25 no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O professor do Comitê Paralímpico Brasileiro e coordenador do projeto em Cáceres, Emanoel Carvalho, acompanha o atleta em viagem a São Paulo desde o dia 21 de novembro. O projeto tem o objetivo de ofertar práticas esportivas para crianças e jovens com deficiência que vivem no município de Cáceres e região.

“A participação do Lucas fecha o primeiro ano do Centro de Referência Paralímpico de Cáceres com chave de ouro. A expectativa é que o Lucas, por meio dessa competição, vivencie outras experiências, conheça outros lugares, outras pessoas e, uma vez de volta à Cáceres, transmita esse conhecimento para os colegas do projeto, que estimule todos a participarem das competições já marcadas para 2023 e das próximas que virão”, falou o coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico da Unemat (Cipeef), professor Riller Silva Reverdito que fez convites aos interessados para conhecer e participar do projeto.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizador das Paralimpíadas Escolares desde 2009, conta que a edição de 2022 é a maior da história. Neste ano, as Paralimpíadas Escolares recebem mais de 1.300 atletas oriundos de 26 unidades federativas brasileiras com exceção do Piauí. Estes alunos em idade escolar concorrem em 14 modalidades paralímpicas até o dia 25 de novembro.

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!