O dia 22 de dezembro se tornou histórico para o primeiro câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A Gestão 2019-2022 da Unemat inaugurou sete prédios nas duas unidades do Câmpus Universitário Jane Vanini, com 95% das obras realizadas com recursos de emendas parlamentares, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Programa Mais MT do Governo do Estado de Mato Grosso.
O reitor Rodrigo Bruno Zanin, a vice-reitora Nilce Maria da Silva, pró-reitores, assessores e direção do câmpus participaram da reinauguração de quatro centros de pesquisa, do Auditório Edival dos Reis, do Herbário do Pantanal, do bloco de salas de aulas dos cursos de Geografia e História, do calçamento de estacionamento e do tradicional 'hangar' que dará espaço ao Bloco de Laboratórios 4.
Estas estruturas vêm contribuir para aprimorar as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unemat por meio de seus programas de pós-graduação em mestrado e doutorado, assim como por meio dos centros e laboratórios de pesquisas que se voltam para a região: Laboratórios Integrados de Pesquisa. Centro Integrado de Pesquisa de Educação e Linguagem. Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe).
Estes espaços abrigam os programas de pós-graduação em Linguística, em Educação e em Ciências Ambientais e os mestrados profissionais em História e em Letras. Para o professor Claumir Cesar Muniz, a pesquisa se fortalece pois propicia estrutura física adequada aos pesquisadores para o atendimento com qualidade dos estudantes da pós-graduação e da graduação. Além disso, será possível “abrir novos espaços para agregar outros pesquisadores para que possam se unir enquanto grupos e centros de pesquisa”, aponta o pesquisador.
Além dos recursos da Finep, foram investidos R$ 8 milhões referentes às emendas com contrapartida do Mais MT para construções e readequação do telhado, forro, pintura e rede elétrica do Celbe e do Auditório. As obras, que estavam represadas por questões orçamentárias e financeiras, foram inseridas no contexto do Programa Mais MT do Governo do Estado de Mato Grosso por luta da Gestão 2019-2022.
De acordo com o reitor Rodrigo Bruno Zanin, a entrega destas estruturas à sociedade mato-grossense, de maneira especial ao município de Cáceres, é motivo de alegria. “Nossa luta consistiu em garantir que a Unemat tenha ambientes bonitos, agradáveis e que propiciem bem-estar aos nossos estudantes, docentes e profissionais técnicos no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas”, comemora o reitor.
A diretora político-pedagógica e financeira do Câmpus de Cáceres, Zulema Netto Figueiredo, destaca a importância das emendas parlamentares propostas pelos deputados federais Leonardo Albuquerque e Rosa Neide, que propiciaram maior negociação junto ao Mais MT. As reformas na unidade Cavalhada e na Cidade Universitária deram contornos modernos ao Câmpus, pois grande parte da estrutura é da década de 1990, por meio das construções e reformas, do calçamento, do cercamento e dos pórticos de acesso. “Tanto as emendas quanto o Mais MT propiciaram um ambiente muito mais acolhedor, que trouxe um ganho muito grande para a comunidade acadêmica. Por isso, agradeço ao deputado Leonardo, à deputada Rosa Neide, ao governador e ao reitor", disse a diretora.
A vice-reitora Nilce Maria da Silva lembra que, há 44 anos, o pequeno sonho da Unemat se torna grande e fortalecido. Nilce relembra que a sociedade cacerense sempre teve uma “relação muito próxima com a Unemat, de proteção, de cuidado com a nossa Universidade. Hoje vemos este Câmpus bonito, grande, arborizado, todo arrumado, todo colorido. É uma grande satisfação, tanto pessoal quanto profissional”, vibra a professora, que já foi diretora do Campus.
Contato:
imprensa@unemat.br