A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reinaugurou na última sexta-feira (19) o bloco de alojamentos, cozinha e refeitório do Câmpus Universitário do Médio Araguaia Dom Pedro Casaldáliga, em Luciara. O valor total da obra foi de R$ 719.863,19.
A vice-reitora Nilce Maria da Silva pontua que a Universidade se faz presente no Médio Araguaia desde 1992. “Passamos por altos e baixos, assim como todos os lugares. Agora, de uns anos para cá, estamos conseguindo ampliar a oferta de cursos, e com a oferta de novos cursos, a necessidade de melhorar as condições estruturais em Luciara, então com a reforma que estamos entregando hoje, é um novo marco de fortalecimento das ações da Universidade nesta região”, explica Nilce.
Aluna do curso de Física na Modalidade Parceladas, Larissa Aguiar Ribeiro, afirma que a reforma da estrutura é uma grande realização. “Era muito complicado, principalmente em época de chuvas, molhava tudo. A melhora foi de 100%”, disse a aluna.
A diretora político-pedagógica e financeira do Câmpus, Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira, lembra que a Unemat tem um papel histórico no Médio Araguaia. “A Unemat veio do sonho da formação de professores, começou com cursos de licenciatura, hoje ela já possui também bacharelados, e ela chega nos lugares onde a população precisa”, disse. A diretora também salienta que a Instituição possui uma importância política, social e econômica. “Os alunos que não podem ir para outro município estudar, ficam na região para estudar aqui, já que conseguimos atender os alunos com vulnerabilidade social, pois temos a estrutura”, disse Kelli.
Para o prefeito de Luciara, Parassu de Souza Freitas, a região só tem a ganhar com a Universidade. “A Unemat é uma grande riqueza para nós de Luciara e região, e Luciara tem esse privilégio, de ser o centro da Unemat no Médio Araguaia”, disse o prefeito.
A inauguração também contou com a presença das pró-reitoras de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves, e de Assuntos estudantis, Antonia Alves Pereira, e do profissional técnico Darlan Guimarães Ribeiro.
Feira de Ciências
Na sexta-feira o Câmpus do Médio Araguaia também realizou a feira de ciências ‘Astronomia Iny: Uma viagem ao céu do Araguaia’.
O coordenador da feira, professor Paulo Vitor Rodrigues de Brito, explica que, para além do resgate cultural, o evento também fortalece a cultura. “Os aspectos culturais trabalhados no evento e, posteriormente, também na escola, retratam aquilo que tem maior fragilidade dentro da cultura, como por exemplo, a língua e conhecimentos culturais, como a importância da lua para fazer a roça, do céu para a prática da caça. São aspectos culturais que estão sendo deixados de lado certa forma”, explica Paulo Vitor.
A feita também visa integrar a comunidade com a escola. “Convidamos os anciãos a dar palestras nas escolas sobre os aspectos culturais, com o objetivo de fortalecer cada vez mais”, conta o professor.
Contato:
imprensa@unemat.br