A Universidade do Estado de Mato Grosso (Mato Grosso) realizou na semana passada o curso de formação para preceptores para o curso de Bacharelado em Enfermagem do Câmpus Universitário de Cáceres.
O curso ‘Formação pedagógica em preceptoria: Planejamento e competências’, relativo ao período letivo 2025/1, ocorreu entre segunda (10) e quinta-feira passada (13) na Cidade Universitária do Câmpus de Cáceres, e contou com a participação de 14 preceptores.
Dado a importância da formação didático-pedagógica tanto dos preceptores quanto dos professores coordenadores de preceptoria, a Universidade realiza cursos de formação para estes profissionais, todo semestre, por meio do projeto de ensino ‘Formação didático-pedagógica para preceptores e docentes dos cursos de bacharelado em Enfermagem da Unemat’, coordenado pela professora Natália Gentil Lima.
A preceptoria é uma atividade de supervisão, acompanhamento, orientação e avaliação técnico-pedagógica nos cenários de aprendizagem prática dos enfermeiros em formação, atribuída aos profissionais de reconhecida competência em sua área de atuação, vinculados aos serviços de saúde públicos e privados.
A preceptoria foi implantada no curso de Enfermagem de Cáceres em 2018 e, desde então, os estudantes da 9ª e 10ª fase do curso são acompanhados durante o Estágio Curricular Supervisionado I e II por enfermeiros do serviço de saúde, denominados preceptores.
A formação contou com a participação de dois professores do curso de Enfermagem da Unemat em Tangará da Serra: o professor Josué Souza Gleriano, que ministrou a oficina ‘Competências esperadas para o planejamento da preceptoria’, e o professor Vagner Ferreira do Nascimento, que ministrou a palestra ‘Ética no cuidado em saúde: Reflexões sobre conflitos, competências e relações profissionais’. O curso também contou com os professores membros do projeto, Aireno Souza Silva e Natália Gentil Lima, do curso de Enfermagem, e Fabiana Aparecida da Silva, do curso de Medicina.
“O curso de formação proporcionou maior interação entre os profissionais, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde e a Universidade, como parte essencial do processo formativo dos futuros enfermeiros”, disse a coordenadora do projeto, Natália Gentil Lima. “Esperamos que os preceptores continuem engajados e comprometidos com suas funções, e o planejamento de ensino seja realizado fundamentado nas competências abordadas no curso e que o feedback assertivo seja incluído como parte da rotina de campo”, explica a professora.
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