Extensão

Unemat promove conhecimento científico de forma lúdica para crianças

O Lipan só para baixinhos: uma aventura científica é desenvolvido pela equipe de professores e estudantes do Laboratório de Investigação Ambiental do Pantanal Norte

Por Hemília Maia
24/04/2025

(Foto: Lipam)

O projeto de extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) “Lipan só para baixinhos: uma aventura científica”, desenvolvido pela equipe de professores e estudantes do Laboratório de Investigação Ambiental do Pantanal Norte (Lipan), realizou edição especial neste mês com a participação da influencer digital mirim Giulia Markelli de Almeida Ferreira.

 

“Achei muito legal e foi muito divertido. Aprendemos sobre educação ambiental e sobre os bichos do Pantanal. Aprendemos também que é muito importante preservar a natureza. A parte dos brinquedos também foi muito divertida, principalmente o futebol de sabão”, contou Giulia.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, Milaine Fernandes dos Santos, projetos focados na divulgação científica podem colaborar efetivamente nos processos de conscientização ambiental por parte dos diferentes atores sociais e consequentemente contribuir com a conservação da diversidade biológica. A professora Milaine, doutora em Entomologia, aponta que “as crianças podem ser ótimas disseminadoras de informações adquiridas com cunho científico e técnico no meio social em que estão inseridas, além de eventualmente, consolidarem tal conhecimento de maneira pessoal ao longo da vida”.

 

As atividades de extensão foram realizadas nas dependências do Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade, Etnobiologia do Pantanal (Celbe) para cerca de 30 crianças acompanhadas de seus responsáveis. “Eu adorei as atividades, nota mil para as coisas que teve, os brinquedos, as crianças, foi muito top”, disse Helena do Reis Amorim.

 

O projeto, que objetiva viabilizar a divulgação científica para crianças, realizará novas edições com a participação dos alunos das escolas municipais e particulares de Cáceres.

Durante a realização do projeto serão ofertadas atividades sobre meio ambiente e conservação da biodiversidade. “Como todo projeto de extensão, o Lipan só para baixinhos traz a possibilidade de integrar a comunidade local e a universidade. Neste caso, estimulando as crianças enquanto indivíduos ativos na divulgação de conhecimentos científicos”, reforçou Milaini.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!