INTERNACIONALIZAÇÃO

Unemat firma Acordo de Cooperação com Universidade Púnguè, de Moçambique

Este é o segundo acordo internacional da Unemat com uma universidade africana

Por Nataniel Zanferrari
25/10/2022

(Foto: Moisés Bandeira)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Púnguè (UniPúnguè), de Moçambique, firmaram Acordo de Cooperação Internacional na manhã desta terça-feira (25), na Reitoria da Unemat, em Cáceres.

A vice-reitora da Unemat, Nilce Maria da Silva, e a reitora da UniPúnguè, Emília Afonso Nhalevilo, representaram as Instituições de Ensino Superior.

Este é o segundo Acordo da Unemat com uma universidade africana. O primeiro foi com a Universidade de Aswan, Egito.

A UniPúnguè atua nas províncias moçambicanas de Manica e Tete. O nome da universidade, assim como da maioria das universidades públicas de Moçambique, faz referência a um rio, neste caso ao rio Púnguè.

A reitora da UniPúnguè, Emília Afonso Nhalevilo, lembra que algumas atividades já foram iniciadas, e agora a parceria tomará ainda mais importância. “Tomando em consideração que temos muitas similaridades, como nossa localização em termos de área geográfica e econômica, no interior, penso que há muito em que podemos cooperar, desde as áreas científicas acadêmicas que já estão mais estabelecidas para as áreas como dos conhecimentos indígenas, da formação dos povos originários”, disse a reitora em referência às atividades desenvolvidas pela Unemat na Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), que foram apresentadas à ela antes da assinatura do acordo.

Já a vice-reitora Nilce Maria enfatiza que a Universidade precisa expandir mais seu processo de internacionalização. “A presença da UniPúnguè aqui conosco nos dá a certeza de que a Unemat está no caminho certo e que precisamos também fortalecer nossas parcerias com outros continentes, como neste caso, na parceria Sul-Sul, com a América Latina, com a África”, afirma a vice-reitora.

A professora Nilma Lima Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acompanhou o acordo. “Este é um momento histórico para nós, tanto a Unemat quanto para a UniPúnguè e para a UFMG que eu faço parte, porque, como foi dito aqui hoje na reunião, nós estamos fortalecendo a cooperação Sul-Sul em nível acadêmico e é isto que temos que fazer, fortalecermos países e continentes irmãos, com histórias de colonialismo e de combate a este colonialismo e a às desigualdades, e as universidade possuem um papel central neste processo”, comentou a professora.

Também participaram do ato o diretor da Faculdade de Educação e Linguagem (Facel) de Cáceres, Dimas Santana Souza Neves, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unemat, Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, e o vice-coordenador, Paulo Alberto dos Santos Vieira, além de pesquisadores do Programa.

Emília e Nilma também participaram da 1ª edição do Colóquio Internacional Brasil-Moçambique, promovido pelo PPGEdu da Unemat.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!