Acolhimento

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Por Assessoria de Comunicação
25/11/2021

(Foto: Design Unemat)

Nesta quinta-feira (25) comemora-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data marca a necessidade de ações a fim de proteger as mulheres de todas as formas de violência. Entre as ações desenvolvidas nesse sentido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está o projeto de extensão “Phoenix – Acolhimento de mulheres em situação de violência”, coordenado pela docente Leila Valderes Souza Gatass do Câmpus de Cáceres.

 O projeto de extensão, que começou a ser desenvolvido em 2020 em Cáceres e continua em execução, tem como objetivo principal capacitar as agentes de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde a fim de identificar e acolher as mulheres que são vítimas de violência.


Nos próximos dias, o projeto inicia a realização de oficinas junto aos profissionais de saúde do município e comunidade interessada com os temas: Tipos de Violência contra a mulher; Principais Leis de Proteção; Rede de acolhimento a mulheres no município; Canais de Denúncia; Notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados; Saúde da Mulher - o processo do cuidar. As oficinas serão ministradas por professores e acadêmicos do cursos de Medicina, Direito, Enfermagem e da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres.


Para orientar a realização de ações, o grupo de profissionais da Unemat e acadêmicos envolvidos no projeto realizaram dados das notificações de violência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O grupo também já realizou durante a pandemia diferentes lives abertas para a comunidade sobre a violência contra a mulher nas suas diferentes formas.

Para mais informações o projeto mantém redes sociais como o Instagram.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!