PÓS-GRADUAÇÃO

Mestrado de Sociologia realiza aula inaugural debatendo percurso histórico e perspectivas

Auditório ficou lotado em noite histórica para a área de ciências sociais em Mato Grosso

Por Miguel Rodrigues Netto
25/03/2024

(Foto: Miguel Rodrigues Netto)

Uma noite para a história. Assim poderíamos sintetizar tudo o que ocorreu na noite de terça-feira, 20 de março de 2024 no auditório do Centro de Estudos e Investigações – CEI. Gente emocionada, calejada de lutas e com muito fôlego ainda para fazer a diferença na educação básica e superior. Desta forma deu-se início ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – ProfSocio na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 

As histórias que compõe o mosaico deste que é o sexto programa de mestrado do Câmpus Universitário de Sinop não começaram a ser contadas ontem. Elas remetem as lutas sociais travadas pelos movimentos de profissionais da educação e estudantes que ao longo da história nunca se curvaram as elites que insistiam em deixar a sociologia fora do currículo escolar. 

Na Unemat juntamente com Letras, o curso de licenciatura de 1º grau em Estudos Sociais foi o primeiro a ser ofertado no longínquo ano de 1978 quando Mato Grosso ainda era um só. E em plena ditadura militar coube ao Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), precursor da Unemat implantar esse curso ainda sob a ótica dos generais, pois tal curso habilitava para o ensino de Educação Moral e Cívica (EMC), presente nos currículos escolares desde 1969 até 1993.

A noite começou em grande estilo. Com o auditório tomado por professores, técnicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação os projetos de extensão Coral Vozes em Canto e Unemat en Concert apresentaram três clássicos da Música Popular Brasileira. Primeiro a Banda de Chico Buarque de Holanda, seguido de Vamos Fugir de Gilberto Gil e finalizando com Como Nossos Pais de Elis Regina. Sem dúvida um grande começo para tudo que ainda estava por vir.

Logo em seguida a mesa de autoridades foi composta por Marinei Almeida, Diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unemat, representando Áurea Regina Alves Ignácio, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Júlio César Beltrame Benatti, Diretor Político-Pedagógico e Financeiro do Câmpus Universitário de Sinop; Judite do Carmo Azevedo, Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN); Hélio Vieira Júnior, coordenador do curso de licenciatura em Pedagogia; Genivaldo Sobrinho, coordenador do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e Roberto Alves de Arruda, coordenador do mestrado Profissional de Sociologia (ProfSocio).

O professor Genivaldo Sobrinho saudou a todos os mestrandos e disse que “os mestrados profissionais vêm com essa pegada de melhorar a qualidade de ensino nas nossas escolas de educação básica. É uma política de Estado”. Ele completou afirmando que “a formação em nível de mestrado é fundamental para a valorização dos profissionais da educação básica”. O professor Hélio Júnior foi na mesma linha e disse que “esse e outros programas são implantados porque são fruto de uma política pública que em última instância busca a melhoria da educação do nosso país”. 

Já o professor Roberto Arruda ressaltou também que “a academia tem muito interesse em atender essas demandas que vem da educação básica”. Ele afirmou que o ProfSocio e outros mestrados profissionais são fruto da política implantada pelo governo federal por meio da Capes com a instalação do Proeb. Ele também frisou que as 14 bolsas conseguidas pela Unemat junto a rede do ProfSocio superaram a expectativa inicial de 7 e vão proporcionar melhores condições aos mestrandos. A professora Judite fez questão de frisar que “as dificuldades enfrentadas em sala de aula são um desafio para o profissional da educação básica que decide se qualificar”. Ela também parabenizou toda a equipe do novo programa pela empreitada.

O professor Júlio Beltrame Benatti afirmou que “no ProfSocio vocês aprenderão ferramentas que com certeza vão melhorar a qualidade do ensino nas escolas”. Ele também evidenciou a satisfação em poder contar com mais um mestrado, o sexto a ser implantado em Sinop. A professora Marinei Almeida reforçou que “há um interesse muito grande em mudar a realidade educacional brasileira” e que por isso os programas profissionais têm crescido pois contam com um laboratório vivo que é a escola. Ela ressaltou que o ProfSocio se junta aos outros programas da Unemat como ProfLetras, ProfMat, Profei e ProfBio nessa busca pela melhoria da educação básica no chão da escola.


Coffee-Break e Mesa temática

Após a fala das autoridades foi servido um vigoroso coffee-break para revigorar os presentes. Na expressão de cada pessoa se viam muitos sentimentos: expectativa, sonho, realização, 

alegria, comprometimento. Com certeza esse era um curso muito aguardado por muitos e que se tornou realidade. Em seguida foi a vez do professores Oseias Carmos Neves e Roberto Alves de Arruda

apresentarem a mesa temática “O itinerário do ensino de Sociologia: desafios e perspectivas para a educação básica brasileira”. O professor Oseias iniciou as apresentações discorrendo sobre o percurso histórico da sociologia e sua presença no currículo escolar em diferentes contextos. O professor trouxe a complexidade do recorte dos objetos de estudo como problemática fundante da discussão, pois a antropologia se debruça sobre a cultura, enquanto a sociologia discute os problemas sociais e a ciência política se atém as relações de poder. Ele apresentou os principais pensadores do campo da sociologia em suas diversas fases desde o fim do século XIX com a proclamação da República até 2017 com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por sua vez o professor Roberto Arruda abordou em sua fala a importância do método para a pesquisa em ciências sociais. Ele apresentou obras fundamentais para o estudo da sociologia, principalmente as literaturas do campo marxista. Houve ainda uma rodada de perguntas em que os mestrandos e professores problematizaram sobre a dinâmica atual do ensino de sociologia e quais os desafios que se colocam a frente.

Com certeza foi uma noite para a história e desde o longínquo ano de 1978 com a implantação da Licenciatura de 1º grau em Estudos Sociais pelo IESC a Sociologia agora ocupa um lugar de destaque nessa instituição tão inovadora e inclusiva das populações marginalizadas desse estado. Que venham outras ações nessa mesma direção.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!