Iniciação Científica

Programa de bolsas de IC da Unemat oferta 50 bolsas Fapemat para grupos de pesquisa

Período de inscrição inicia nesta quarta-feira, 27

Por Hemília Maia
26/03/2024

(Foto: Freepik)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou, nessa segunda-feira (25/03), edital de bolsas de iniciação científica que irá selecionar grupos de pesquisa que poderão receber até 3 cotas de bolsas de um total de 50. As bolsas serão concedidas pela Fundação de Amparo a pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) dentro do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic/Unemat).

As inscrições podem ser feitas de 27 de março a 15 de abril pela internet, por meio do Formulário de Inscrição.

O Edital Probic nº 004/2024 objetiva fomentar, através de Bolsas de Iniciação Científica, a participação de acadêmicos de graduação nos projetos de pesquisa vinculados aos Grupos de Pesquisa (GPs) certificados pela Unemat e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O pleito para a bolsa de iniciação científica Probic/Unemat 2024/2025 está vinculado ao projeto de pesquisa sob responsabilidade do pesquisador orientador. Os GPs qualificáveis à submissão de proposta são aqueles certificados pela Unemat até o dia 15 de abril e cadastrados e atualizados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Também são exigidos que os Projetos de Pesquisa subsidiários dos planos de trabalho dos bolsistas também devem estar institucionalizados na Unemat  até a data citada ou,  em tramitação, desde que já tenha obtido parecer ad hoc favorável.

O projeto de pesquisa ao qual o orientador é vinculado deve ter vigência, pelo menos, até o dia 30 de março de 2025 para assegurar coincidência dos 75% da vigência entre o projeto de pesquisa e a concessão da bolsa. Propostas submetidas por orientadores com pendências junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) não são elegíveis.


Requisitos para orientador: Possuir titulação mínima de mestre; ser professor ou técnico efetivo da Unemat, ou estar como professor convidado da Unemat e não se afastar por mais de 90 dias durante a vigência da bolsa; ter cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e vínculo com o projeto de pesquisa institucionalizado na Unemat; possuir Termo de Concessão de projeto de pesquisa emitido por agência de fomento à pesquisa ou documento que comprove a fonte de financiamento de organismos externos; não estar em débito com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e curriculum lattes atualizado até o dia 15 de abril na Plataforma Lattes do CNPq.

Requisitos para os alunos  

Durante o processo seletivo: Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unemat e não ser cônjuge, companheiro ou parente do seu respectivo orientador.

No ato da implementação da bolsa: Ainda serão exigidos ao aluno que não possua vínculo empregatício, qualquer atividade remunerada ou outra modalidade de bolsa, inexistência de débito junto à Diretoria de Gestão de Iniciação Científica (Dinc/PRPPG) e curriculum lattes atualizado até o dia 15 de abril na Plataforma Lattes do CNPq.

O período de vigência da bolsa será determinado pela Fapemat, a contar da data no termo de concessão. O valor da bolsa será de 700 reais mensais. A carga horária de atividades do bolsista será de 20 horas semanais.


Dúvidas podem ser encaminhadas para probic@unemat.br


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!