Solidariedade

Universitários da Unemat entregam donativos a instituições de Sinop

Por Hemília Maia
26/05/2023

(Foto: Arquivo pessoal)

Nesta quinta-feira (26.05), universitários da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop entregaram mais de uma tonelada entre brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis as instituições Orfanato Menino Jesus e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Sinop). A ação é resultado da quinta edição da Engincana idealizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil André Luis Christoforo, do Curso de Engenharia Civil da Unemat/Sinop e realizada, em 2023, conjuntamente com os acadêmicos dos cursos de Economia, Engenharia Elétrica e Matemática. 

Além da ação de solidariedade, a Engincana promove a integração dos estudantes da Universidade, proporciona a oportunidade de engajamento em ações de responsabilidade social e contribui para o bem-estar da população local. 

O evento contou com a participação de 168 alunos distribuídos em 21 equipes, mais organizadores e torcedores. A arrecadação é a principal prova da Egincana, em conjunto com a doação de sangue. O evento ocorreu no último domingo (21.05) com a vitória da equipe Delta, do curso de Matemática, seguida das equipes Inimigos do CAU e Ajeita no Reboco, ambas do curso de Engenharia Civil. As 21 equipes tiveram cerca de 30 dias para arrecadar os donativos, que totalizaram 793 kg de alimentos e 502 kg de roupas e brinquedos. 


Os participantes da Egincana foram sensibilizados a doar sangue pelos organizadores do evento que convidaram os acadêmicos por meio de posts nas redes sociais e campanha corpo a corpo no câmpus. O Câmpus Universitário de Sinop disponibilizou o transporte para os alunos efetivarem as doações ao banco de sangue.

“Essa expressiva demonstração de solidariedade reflete o compromisso dos estudantes da Unemat em fazer a diferença em suas comunidades. O sucesso dessa iniciativa solidária é um exemplo inspirador para toda a comunidade acadêmica, fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade e reforçando o compromisso da Instituição com a formação de cidadãos conscientes e engajados”, destacou a professora Karen Schneider, coordenadora do curso de Engenharia Civil. 


Independente do período da Engincana, a doação de sangue é necessária o ano todo. Todas as pessoas saudáveis, na faixa etária de 16 à 69 anos, com peso superior a 50 quilos, podem fazer a doação, inclusive quem já contraiu a Covid-19 e está há mais de 30 dias sem sintomas.

Aqueles que desejarem e puderem doar sangue devem procurar a UCT Sinop na Rua das Amendoeiras, anexo ao Hospital Regional. Mais informações: (66) 3531.7325 | (66) 99292.2634. 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!