Prêmio Cescorf

Professores do curso de Educação Física da Unemat vencem prêmio de melhor trabalho em importante congresso da área de ciências do exercício físico e saúde

Por Hemilia Maia
26/09/2023

Professor João Bressão (Unemat), Victor Matsudo (organizador do evento) e professor Roberto Carlos Vieira Júnior (Unemat) (Foto: Divulgação)

O trabalho apresentado pelo professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Roberto Carlos Vieira Junior, doutor em Ciências da Saúde, ganhou o Prêmio Cescorf: Cineantropometria e Composição Corporal, durante o 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 

O trabalho liderado pelo professor Roberto “Análise da composição corporal e ângulo de fase em três diferentes populações” foi o primeiro colocado entre os três melhores trabalhos sobre composição corporal como foco em estudos. O segundo colocado foi o professor Jonathan Henrique Carvalho Nunes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com o estudo “A substituição isotemporal do comportamento sedentário por atividade física vigorosa na redução dos indicadores de adiposidade em crianças”. Ambos receberam premiação em dinheiro.

 

O terceiro melhor trabalho foi “A antropometria está relacionada com a potência de membros superiores em crianças praticantes de atletismo” do professor Arthur Gabriel Morais Barbosa, da Universidade de Uberaba (Uniube). A premiação concedida ao Arthur Gabriel foi uma Bolsa para participação da 50º Edição do simpósio, que ocorrerá no ano de 2024.

 

O trabalho premiado foi desenvolvido pelo Centro de Inovação em Educação e Saúde (Cies) da Unemat, com a coautoria dos professores João Carlos Martins Bressan e Laíla Milhomem Silveira, e dos acadêmicos da Unemat, Lucas Amaral e Isabelle Rocha da Silva, assim como o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Azevedo Voltarelli. Atualmente, o professor Roberto realiza investigações dos efeitos do exercício físico em paciente com câncer e coordena o Grupo de Estudo em Biodinâmica, Exercício Físico e Saúde da Unemat, em Cáceres (MT).

 

“Vencer o prêmio demonstra o reconhecimento referente ao trabalho que estamos realizando com pesquisas de qualidade para a população mato-grossense, mas, muito além dos prêmios, o retorno desses projetos a comunidade e aos acadêmicos envolvidos, tem um valor imensurável”, relatou o professor Roberto.

 

O simpósio, promovido pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro em São Paulo (SP).

 

O Celafiscs reúne profissionais da área da educação física, medicina, nutrição, fisioterapia e demais áreas afins, com o propósito de fomentar a pesquisa, disseminar o conhecimento e formar recursos humanos na área das Ciências do Esporte, Atividade Física e Saúde. 

São parceiros no desenvolvimento dos projetos do Cies: UFMT, Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan), Federação Matogrossense de Esportes Universitários (FMEU) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!