Os cursos de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) marcaram presença na 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCenf), realizado em Recife (PE) entre os dias 16 e 19 de setembro. A Unemat foi representada por professores e estudantes dos três cursos de Enfermagem: Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra.
Maior congresso de Enfermagem da América Latina, o 26º CBCenf foi promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parceria com o Ministério da Saúde.
“A presença da Unemat no congresso evidencia o reconhecimento da Instituição como um polo de referência no ensino e na pesquisa em Enfermagem”, afirma a professora Silkiane Machado Capeleto, do curso de Enfermagem em Diamantino.
Os três câmpus estiveram presentes com nove trabalhos apresentados presencialmente, além de diversos trabalhos on-line. “Isto é resultado do empenho de professores e estudantes, que reforça o compromisso com a formação de excelência e a produção científica que impacta diretamente a saúde pública e a qualidade dos serviços de Enfermagem”, explica o professor Josué Souza Gleriano, do curso de Enfermagem em Tangará da Serra.
ENFERMAGEM EM FOCO
O professor Josué Souza Gleriano também é autor de dois artigos que foram publicados na edição suplementar da revista Enfermagem em Foco, do Cofen.
Ambos artigos são frutos de uma parceria para evidenciar práticas da Enfermagem firmada com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.
O artigo ‘O enfermeiro da atenção primária à saúde na eliminação das hepatites virais’ é fruto de articulação interinstitucional na investigação para ampliar a atuação desse profissional no contexto regional. Já o artigo ‘Eliminação das hepatites virais: O que a Enfermagem brasileira pode contribuir?’, reflete acerca das contribuições da Enfermagem, sustentado na prática do enfermeiro em sistemas de saúde, para a eliminação das hepatites virais no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da coordenação e gestão do cuidado.
O professor Josué destaca que “as publicações são decorrentes de um compromisso que integra ações de ensino, pesquisa e extensão na formação em enfermagem com ênfase na atuação do enfermeiro na eliminação das hepatites, para o cumprimento das metas internacionais da Agenda 2030”.
O lançamento do suplemento aconteceu no 3º Seminário de Enfermagem, parte do 36º CBCenf, que discutiu o papel da Enfermagem na eliminação de doenças e na promoção de uma saúde mais inclusiva e acessível em todo o país.
Contato:
imprensa@unemat.br