Pós-graduação

Período de inscrição para concorrer às vagas de mestrado e doutorado em Linguística é prorrogado até 3 de novembro

Unemat oferta 39 vagas no Programa de Pós-Graduação em Linguística

Por Hemília Maia
27/10/2022

(Foto: Design Unemat)


O período de inscrições para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi prorrogado para o dia 3 novembro. O programa oferta 39 vagas, sendo 23 em nível de mestrado e 16 de doutorado, divididas entre quatro linhas de pesquisa. Para se inscrever clique aqui e procure o Edital nº 04/2022-PPGL (Linguística) – processo seletivo turma 2023 e o Edital Complementar nº01. O valor da taxa de inscrição é de 100 reais. A homologação final das inscrições será divulgada no dia 7 de novembro.

A área de concentração do programa é em Estudo de processos linguísticos, divididos em quatro linhas de pesquisa: Estudo de processos discursivos; Estudo de processos de significação; Estudo de processos de variação e mudança e de descrição, análise; e Estudo de processos de práticas sociais da linguagem. A duração máxima para o curso de mestrado é de 24 meses e para o curso de doutorado é de 48 meses.

Serão utilizados dois instrumentos de avaliação no processo de seleção tanto do mestrado quanto do doutorado. A saber, projeto de pesquisa e defesa oral do projeto de pesquisa. As defesas orais serão realizadas por web-conferência nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro.

O programa em Linguística da Unemat exige proficiência em língua estrangeira. Para o mestrado é necessário comprovar proficiência em inglês ou francês até o término do segundo semestre do curso. Para o doutorado é exigida proficiência nas duas línguas, tanto inglês quanto francês, com a comprovação em pelo menos uma delas no ato da primeira matrícula e a segunda até o final do segundo ano do curso.

O resultado final será divulgado no dia 9 de dezembro. As vagas serão preenchidas, em cada linha de pesquisa, com as maiores pontuações finais dos candidatos até o número limite das vagas existentes nas respectivas linhas de pesquisa, indicadas pelo candidato no ato da inscrição.

O período de matrícula e o início do período letivo serão disponibilizados no calendário acadêmico 2023/1 na página do programa.

Para mais informações consulte o site do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Linguística (PPGL).




Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!