Desde às 13h deste domingo (30/11), o silêncio predomina nas salas de aula de 13 municípios de Mato Grosso. Os portões foram fechados pontualmente e milhares de candidatos já realizam as provas do Vestibular 2026/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
A maratona intelectual terá duração de 5 horas, encerrando-se às 18h.
Neste domingo, a aplicação é exclusiva para os candidatos que concorrem às vagas dos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina. Eles enfrentam 35 questões objetivas (divididas entre Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens) e a decisiva prova de redação.

Modalidades de Ingresso
A Unemat realiza dois processos seletivos simultâneos para o ingresso 2026/1. Enquanto os cinco cursos citados exigem a prova presencial, os candidatos às vagas dos demais cursos ofertados pela universidade participam do processo seletivo via análise de histórico escolar do Ensino Médio, sem a necessidade de comparecimento hoje.
Ao todo, o Vestibular 2026/1 oferta 2.350 vagas em 59 cursos de graduação, distribuídos em 11 municípios do Estado.
Logística e Abrangência
Para garantir a segurança e a lisura do certame, a Unemat montou uma grande operação logística. Foram mobilizados 663 colaboradores, distribuídos em 195 salas de 20 estabelecimentos.
A aplicação ocorre simultaneamente em 13 municípios polo: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
Cronograma
Os candidatos devem ficar atentos ao cronograma. Todas as informações, gabaritos (a serem divulgados) e editais podem ser conferidos em vestibular.unemat.br. O resultado final do certame será conhecido em 30 de janeiro de 2026.
Contato:
imprensa@unemat.br