PESAR

Unemat lamenta perda da pró-reitora Kelli Munhoz

Kelli sempre foi atuante na Universidade, como professora, gestora, pesquisadora e extensionista

Por Nataniel Zanferrari
27/03/2023

(Foto: Design Unemat)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) expressa seu pesar pelo falecimento da professora, conselheira e pró-reitora de Assuntos Estudantis, Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira, aos 47 anos, ocorrido na noite deste domingo (26). A pró-reitora batalhava contra um câncer.


PROFESSORA

Graduada em Licenciatura Plena em Física e mestra em Física Ambiental, ambas pela pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e doutora em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), Kelli também era especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Natural de Faxinal, no norte do Paraná, entrou na Unemat em 1999, onde atuou como professora no câmpus de Alta Floresta e, a partir de 2014, em Sinop, tendo também atuado extensivamente no Câmpus Universitário do Médio Araguaia.


GESTORA

Kelli foi destaque na gestão, onde teve significativa participação na Universidade: iniciou como assessora de Gestão Pedagógica do câmpus de Alta Floresta em 2008, onde posteriormente atuou como chefe pro tempore do Departamento de Ciências Biológicas em 2009 e 2010, do qual também integrou o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Em 2011, assumiu a função de coordenadora eleita do curso de Ciências Biológicas no câmpus de Alta Floresta. No mesmo ano, integrou o Colegiado Regional do Câmpus.

Em 2012, compôs as Comissões de Migração e Revisão das Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura da Unemat.

Foi eleita para dirigir a Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias (Facba) do Câmpus de Alta Floresta em 2013. Compôs a Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho Docente (Copad) de 2014 a 2017.

Após transferir-se para o Câmpus Universitário de Sinop em 2014, passou a integrar o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Matemática em 2015. No mesmo ano, tornou-se coordenadora institucional do Programa Idiomas Sem Fronteiras na Unemat.

Em 2016, assumiu tanto a função de coordenadora pedagógica dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias da Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia (Famma) quanto a coordenação do Centro Experimental e Tecnológico (CET) do Câmpus de Sinop. Ainda em 2016, assumiu como diretora da Famma, bem como diretora do NDE da Faculdade.

Em 2017, dirigiu a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) de Sinop. No ano seguinte, tornou-se diretora de Gestão de Graduação Fora-de-Sede e Programa Parceladas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), quando também compôs a Comissão Especial que estudou e propôs o modelo de estrutura organizacional para o Câmpus Avançado de Lucas do Rio Verde e o NDE do curso de Engenharia Civil de Sinop.

Em 2019, assume como assessora de Gestão de Formação Diferenciada da Proeg e preside o Colegiado e o NDE do curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), bem como o Colegiado dos cursos de Direito da Famma e o NDE do curso de Física do Parfor. Ainda em 2019 foi designada coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Ainda em 2019, assumiu a Diretoria Político-Pedagógica e Financeira do Câmpus Universitário do Médio Araguaia Dom Pedro Casaldáliga, que atua diretamente nos municípios de Luciara, Confresa, Vila Rica e São Félix do Araguaia e atende indiretamente diversos outros municípios da região.

Além do excepcional trabalho realizado à frente do Câmpus do Médio Araguaia, também coordenou o Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) da unidade e atuou na implantação do Setor de Assuntos Estudantis (SAE) no câmpus, tendo integrado também os NDEs do curso de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação ofertado em Cuiabá, do curso de Administração em Paranatinga e do curso de Ciências Contábeis em São Félix do Araguaia.

Em janeiro de 2023, assumiu a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Kelli também foi membro, em diversas ocasiões, dos Conselhos Superiores da Unemat. 


PESQUISADORA E EXTENSIONISTA

Kelli coordenou o projeto de pesquisa ‘Mudanças de uso de solo da Amazônia: Implicações climáticas e na ciclagem de carbono na Região Norte-Matogrossense’ e os projetos de extensão ‘Diagnóstico socioambiental participativo da Microbacia Hidrográfica Taxidermista I’ e ‘Ascendit: Foguetes, Água e Ar’.

Também atuou em diversos outros projetos de ensino, pesquisa e extensão, como o ‘Uniartes: Unemat, Integração e Artes’, ‘Inventário, conservação e valoração de alternativas sustentáveis do uso da biodiversidade na Amazônia Meridional, Câmpus de Alta Floresta’, ‘Teste de micronúcleo em células epiteliais bucais como ferramenta qualitativa’, ‘Monitoramento e resgate da ictiofauna no Rio Teles Pires na área de influência da Usina Hidrelétrica Colíder’, ‘O estágio na formação de professores de Ciências Biológicas’, ‘Revista das Ciências Exatas e Tecnológicas: Recet’, ‘Aumento de potencialidade feminina nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação’, ‘Ao infinito e além: Estudando foguetes’ e Projeto Meninas Digitais.


VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O corpo será velado na Sala 3 do Memorial Luz e Vida, na Avenida dos Embaúbas, nº 1899, em Sinop, a partir das 10h30.

O sepultamento ocorrerá às 16h30 desta segunda-feira (27), no Cemitério de Sinop.


LUTO OFICIAL E ATIVIDADES SUSPENSAS

A reitoria da Universidade declara luto oficial de sete dias, com encerramento de expediente e suspensão das atividades por dois dias em todas as unidades.

As atividades estarão suspensas nesta segunda (27) e terça-feira (28), retornado o expediente normal na quarta-feira (29), conforme determinado no Artigo 30 da Resolução nº 37/2017 do Conselho Universitário (Consuni) da Unemat.

Kelli deixa esposo e dois filhos.

Aos familiares e amigos, a Unemat deseja conforto e consolo por tão triste perda.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!