Ações afirmativas

Unemat promove seminário de políticas de ações afirmativas na educação superior

Por Hemília Maia
27/03/2024

(Foto: Divulgação)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) realizou o Seminário de políticas de ações afirmativas na educação superior nos dias 20 e 21 de março, em Cáceres. Participaram da formação os membros das comissões de Heteroidentificação étnico-racial para candidatos negros, Verificação da condição Pessoa com Deficiência (PCD) e Verificação étnico para candidatos indígenas.

Esta edição teve como palestrantes a ativista social na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e superintendente Estadual de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Tais Augusta de Paula e a professora da Faculdade Indígena Intercultural, doutora em Antropologia Social e ativista social, Eliane Boroponepa Monzilar.

O seminário faz parte das atividades de formação permanente organizadas pela Proeg junto aos atores envolvidos diretamente na execução da política de ações afirmativas implementada pela Unemat onde são consideradas as legislações federais que tratam do tema.

No encontro grupos de trabalho discutiram a atuação das respectivas comissões  no ingresso através da reserva de vagas de candidatos negros, indígenas e com deficiência ao ensino superior. A participação ocorreu de forma híbrida.  Servidores dos câmpus de Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Luciara, Nova Xavantina, Tangará da Serra e do Polo Pedagógico de Querência participaram presencialmente, já os demais de forma remota.  

De acordo com a pró-reitora da Proeg, Nilce Maria, a presença dos atores envolvidos na fase de inserção dos candidatos à universidade, pelos processos de seleção próprios e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma proveitosa oportunidade para a interlocução com ganhos para o processo.

 

 

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!