PÓS-GRADUAÇÃO

Unemat oferta 20 vagas para Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática em Barra do Bugres

Inscrições já estão abertas e seguem até 21 de outubro próximo

Por Miguel Rodrigues
27/09/2022

(Foto: Design Unemat)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus Universitário Deputado Estadual René Barbour em Barra do Bugres, comunica à comunidade de toda a região que estão abertas e seguem até o dia 21 de outubro, as inscrições para preenchimento de 20 vagas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), em nível de mestrado. O curso possui duas linhas de pesquisa: 'Ensino, aprendizagem e formação de professores em ciências e matemática'; e 'Tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática'. Ao todo, 16 professores estão ofertando vagas nesse certame. 

O edital pode ser acessado clicando aqui.

O objetivo principal do Programa é formar profissionais na área de ensino com uma visão epistemológica crítica, para atuarem nos diferentes níveis e modalidades de ensino, tendo como eixo os desafios científicos e tecnológicos da sociedade contemporânea. Um dos objetivos específicos do programa é capacitar profissionais para atuação nas aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com vistas à inserção social desses povos.

O curso de mestrado é de caráter presencial com oferta regular de disciplinas nas dependências do Câmpus Universitário de Barra do Bugres. O mestrado é gratuito e existe a possibilidade de obtenção de bolsa de estudos que serão disponibilizadas segundo critérios estabelecidos por comissão específica, sendo que o acadêmico contemplado deve ter dedicação exclusiva ao programa.

Os candidatos às vagas do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática devem possuir diploma de curso superior em Matemática, Química, Física, Biologia, Pedagogia ou áreas afins. Admite-se a inscrição de candidatos em fase de conclusão de curso de graduação desde que a colação de grau ocorra em data anterior à matrícula no programa.

O processo seletivo terá todas as suas etapas realizadas por meio de plataforma digital Google Meet. O processo de seleção constará das seguintes etapas: I Análise de Currículo Lattes (ACL) - Peso 1 – classificatória. II Análise do Memorial Educacional (ME) - Peso 1 - eliminatória e classificatória. III Arguição do Projeto de Pesquisa e do Memorial Educacional (APM) - Peso 4 - eliminatória e classificatória. O resultado final da seleção será divulgado no dia 16 de dezembro.

Qualquer informação adicional pode ser adquiria na Secretaria do PPGECM, na Rua A, s/n, Bairro Cohab São Raimundo, Barra do Bugres, através do telefone (65) 3361-6455 e do e-mail ppgecm.seletivos@unemat.br ou acessando o Edital nº 008/2022-PPGECM - Turma 2023 - Mestrado Acadêmico.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!