FOCCO

Programa de Formação de Células Cooperativas da Unemat mobiliza 150 bolsistas para trocas de experiências on-line

O Programa Focco é oferecido nos cursos presenciais e de educação a distância da Unemat

Por Assessoria Proeg
28/11/2024

(Foto: Reprodução)

O Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou o 1° Seminário Intercâmpus Focco na tarde de ontem (27). Com o tema 'Conectando ideias e ações', o evento piloto on-line a ser replicado anualmente reuniu 150 bolsistas contando sobre sua atuação nas células de aprendizagem nos cursos presenciais dos 13 câmpus universitários e na educação a distância.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria da Silva, agradeceu aos coordenadores do Focco por seu trabalho cuidadoso e reivindicou aos estudantes o cuidado com os demais. “Não deixe nem um colega seu ficar perdido no caminho. Quando você souber de alguém que esteja distante ou com dificuldades, venha nos dizer que ele precisa de ajuda, de uma mão solidária para que possamos cooperar em sua aprendizagem”, convocou a pró-reitora. Em sua fala, apontou que a Unemat tem muito orgulho do Focco e o tem como a menina de seus olhos, pois é o lugar do cuidado, da acolhida, da cooperação, da solidariedade.

Para a coordenadora institucional do Programa Focco, Eloisa Maria Mignoni, o evento superou as expectativas e possibilitou experiências enriquecedoras aos participantes. “O seminário teve como objetivo promover o compartilhamento de conhecimentos, de ações, de possibilidades e das dificuldades, estimular a troca de ideias inovadoras para fortalecer a integração entre os bolsistas Focco”, disse a professora, que também atua na coordenação local no Câmpus Universitário de Nova Mutum.

A tarde foi organizada em dois momentos: sete bolsistas compartilharam trabalhos que foram apresentados em Mato Grosso e em Vitória (ES), demonstrando que as estratégias do programa unematiano vem se tornando conhecidas nacionalmente. Em um segundo momento, os bolsistas facilitadores apresentaram as células conduzidas pelos articuladores e sua repercussão na comunidade acadêmica onde são desenvolvidas, das quais participam os estudantes interessados.

Para o coordenador do evento, Marcus Vinicius Araújo Damasceno, os trabalhos apresentados pelos bolsistas demonstraram “a relevância do desenvolvimento do projeto, bem como os ganhos do uso da aprendizagem cooperativa e solidária em sala de aula aplicado a diversos cursos da Unemat”, disse.

"O seminário foi uma oportunidade para construir pontes entre os câmpus e fomentar o desenvolvimento de ideias que fazem a diferença," comemorou Mignoni. Segundo os organizadores do evento, a riqueza das apresentações e seu impacto positivo na formação acadêmica e nas iniciativas dos bolsistas, gera expectativas para futuras edições, que prometem ampliar ainda mais o alcance e a relevância do seminário.

Os bolsistas articuladores do Campus de Cáceres avaliaram positivamente. Izadora Mellanie Silva de Oliveira demonstrou estar feliz em fazer parte da equipe e aponta que a relevância do evento está na possibilidade de “trocarmos experiências e vivências acerca do programa, que apresenta excelentes resultados em todos os câmpus”. Para Edson Thiago da Silva Lopes, o “Focco desempenha uma função primordial no desenvolvimento acadêmico pois além de oportunizar, ele ouve, incentiva e fortalece o laço entre universo acadêmico e a vida estudantil, o que se torna prazeroso estar na Unemat”.

 

O '1° Seminário Intercâmpus Focco: Conectando ideias e ações' pode ser assistido na íntegra abaixo:


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!