Barra do Bugres é o primeiro município de Mato Grosso a ter um sistema de avaliação externa, junto à rede municipal de ensino, com gerenciamento e acompanhamento das aprendizagens das crianças, nos anos iniciais em Matemática e Língua Portuguesa. A iniciativa se dá por meio da parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, município distante 165 km da capital, Cuiabá.
O projeto de extensão de prestação de serviço “Curso de Aperfeiçoamento – Avaliar para Avançar: acompanhamento e gerenciamento da aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 1º e 5º anos da Rede Municipal de Barra do Bugres-MT”, lançado este mês, como AvaliaBarra, é um sistema de avaliação externa. O projeto de Extensão foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (Gepeme), do câmpus da Unemat, em Barra do Bugres com o objetivo de desenvolver uma política de acompanhamento e gerenciamento da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Barra do Bugres, em Matemática e Língua Portuguesa.
O Sistema AvaliaBarra será implementado com abordagem personalizada que associa formação pedagógica dos professores, formação curricular e formação de processos avaliativos. O AvaliaBarra articula professores que ensinam Matemática e Língua Portuguesa, gestores escolares e assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultural (Smec) em ações integradas para a implementação das habilidades contidas no Documento de Referência Curricular de Barra do Bugres (DRC/BB) que foi elaborado com orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de avaliação das aprendizagens essenciais dos alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental exigidas na Matriz de Referência do Novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Segundo o professor Márcio Urel Rodrigues, coordenador do
AvaliaBarra, o município de Barra do Bugres tem um dos Índices de Desenvolvimento
da Educação Básica (Ideb) mais baixos de Mato Grosso e, por isso, a iminente demanda.
“O Ideb do nosso município é um dos
piores, estamos na 130ª posição entre os 141 municípios mato-grossenses. Nós, enquanto
universidade, temos uma responsabilidade muito grande de auxiliá-los proporcionando
uma radiografia pra detectar exatamente onde está a aprendizagem e onde está a
defasagem, principalmente depois dessa pandemia”, justificou Urel.
Contato:
imprensa@unemat.br