CPA

Novos membros da Comissão Própria de Autoavaliação tomam posse

Por Hemília Maia
03/11/2022

(Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

No fim da tarde de terça-feira (01.11), tomaram posse nas dependências da reitoria os novos membros da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A solenidade contou com a presença do reitor Rodrigo Zanin, da vice-reitora Nilce Maria e da reitora eleita Vera Maquêa e do vice-reitor eleito Alexandre Porto, atual pró-reitor de Ensino de Graduação. Na sequência, os membros do CPA participaram da 1ª reunião da nova comissão.

Para o biênio 2022/2024 foram eleitos no dia 13 de setembro dois membros por segmento da Instituição de Ensino Superior e outros quatro membros foram indicados por entidades representantes de organizações civis. Pelo segmento docente assumiram os professores Lucio Jose Dutra Lord, câmpus Sinop e Luciano Zamperetti Wolski, câmpus Barra do Bugres, pelo segmento profissional técnico do ensino superior os PTES Valdivina Vilela Bueno Pagel e Eduardo Melo Zinhani, ambos lotados em Cáceres e pelo segmento discente, os alunos do câmpus de Cáceres, Laryssa Vitória Marques Abreu, Ciência da Computação, Gisela Barros de Carvalho, Direito e como suplente o aluno Gabriel Brailowsky de Oliveira Fernandez, do curso de Letras.


Os novos membros da sociedade civil Paula Mendes dos Santos e como suplemente Ana Paula Pinho da Silva foram indicadas pelo Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres (CMNC) e Carlos Alberto Bosquê Júnior e o suplente Valdir Ricardo Francisco pela Associação de Artistas Plásticos do Estado de Mato Grosso (ArtMat).

Rodrigo Zanin pontuou a importância da autoavaliação como ferramenta institucional.  “Processo de avaliação é se conhecer para mudar rotas, para definir metas, para apontarmos onde é preciso avançar e deixar só de reproduzir o que tínhamos no passado, uma vez que temos que perguntar para a sociedade o que ela espera de nós. Que profissionais vocês precisam? Como vamos formar esses profissionais? Qual o impacto social que esses profissionais terão para a sociedade? Precisamos olhar para quais caminhos precisamos seguir enquanto educação superior nesse país é preciso discutir e é o que nós estamos fazendo aqui por meio da autoavaliação. Todo processo de avaliação é fundamental e não é porque está na lei. Antes da lei a Unemat já fazia autoavaliações.”

A reitora eleita, que também é avaliadora do Inep desde 2018, citou alguns desafios da avaliação na Unemat. “Hoje o desafio é fazer que a comunidade acadêmica participe do processo, aliado a ele o segundo grande desafio é traduzir essa avaliação em fatos que impactem no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, na pós-graduação, na nossa relação com a sociedade.  A gente avalia para melhorar os processos.

Vera Maquêa também apontou caminhos. “Precisamos trabalhar a ação pedagógica dos professores na sala de aula, lá com os estudantes, da conscientização deles em participar, por exemplo, da prova do Enade, que pode ajudar muito a melhorar a avaliação da nossa Instituição. No caso da Unemat nós sempre fomos bem avaliados quando se trata do corpo docente que é de ponta, dos nossos projetos pedagógicos aliados com o que tem de mais moderno. O nosso gargalo fica no resultado dos nossos cursos. Nós precisamos linkar essa titulação, essa produção científica do nosso corpo docente ao resultado do estudante.”

Também participaram da cerimônia de posse os pró-reitores de Administração, Tony Hirota Tanaka; de Gestão Financeira em substituição, Estevan Marcio Riba de Neira Melgar; e de Assuntos Estudantis em substituição, José Ricardo Menacho Tramarin de Oliveira Carvalho e os pró-reitores anunciados para a próxima gestão, Darlan Guimarães Ribeiro (Planejamento e Tecnologia da Informação) e Everton Ricardo do Nascimento (Extensão e Cultura).

Comissão Própria de Autoavaliação - é responsável pelos processos de autoavaliação institucional, conforme estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em 2004 e às demais diretrizes normativas. A Unemat iniciou o seu processo de avaliação institucional em 1994, em 2004 revisou e adequou o então projeto de avaliação institucional ao novo sistema nacional de avaliação, estabelecido pelas diretrizes do Sinaes, na perspectiva de incorporar às ações de autoavaliação institucional desenvolvido na Unemat as dez dimensões estabelecidas no Sinaes e que devem compor os relatórios de autoavaliação a serem disponibilizados para os órgãos reguladores - Inep/Conaes/MEC, CEE/MT e Seciteci/MT.




Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!