A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza, de amanhã (4) até sexta-feira (6), a 13ª edição da Semana Pedagógica. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), ocorre no Câmpus Jane Vanini, em Cáceres, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da instituição no YouTube.
A programação busca integrar o planejamento acadêmico da graduação e pós-graduação sob o tema ‘Educar para a vida’. O debate central foca na construção de uma educação superior inclusiva e celebra os 25 anos de educação indígena na Universidade.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até hoje (3) clicando aqui. O público-alvo compreende professores, técnicos e alunos da Unemat, além de professores da educação básica.
A abertura, nesta quarta-feira (4), terá mesa-redonda sobre o futuro das universidades com os professores Francisco Apurinã e Márcia Wayna Kambeba. Na quinta-feira (5), a professora Dina Maria Rosário dos Santos discute ancestralidade, e o encerramento, na sexta-feira (6), será conduzido pelo professor Adilson Pereira dos Santos.
PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO, às 14 horas
MESA-REDONDA: Educação Indígena e o futuro das universidades

Professor Francisco Apurinã, da Universidade de Helsinque, Finlândia
Graduado em Administração pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), mestre em Desenvolvimento Sustentável e doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutor pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, onde atua como pesquisador

Professora Márcia Wayna Kambeba, da Universidade Estadual do Pará (Uepa)
Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), doutora em Letras, Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-doutora pela Universidade de Brasília (UnB), além de especialista em Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Salesiana Dom Bosco
QUINTA-FEIRA, 5 DE FEVEREIRO, às 14 horas
PALESTRA: Começo-Meio-Começo: Reflexões sobre universidades ancestralmente enraizadas

Professora Dina Maria Rosário dos Santos, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar e especialista em Psicopedagogia Escolar e Clínica pela Faculdade de Educação da Bahia (Feba), mestre em Orientação e Avaliação Socioeducativa e doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade de Cádiz, na Espanha.
SEXTA-FEIRA, 6 DE FEVEREIRO, às 14 horas
CONFERÊNCIA: Universidade pública: Inclusão e diversidade nos processos de formação

Professor Adilson Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Educação pela UFMG, além de especialista em Avaliação a Distância pela Universidade de Brasília (UnB) e em Psicopedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG)
Contato:
imprensa@unemat.br