A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é a única Instituição de Ensino Superior de Mato Grosso a participar do Projeto Rondon promovido pelo Ministério da Defesa em Janeiro de 2022. O resultado da seleção foi divulgado neste mês e a Unemat teve dois projetos selecionados, uma para a operação Amapá Mais Forte e outro para a operação Rondon das Gerais.
A Unemat atuará nos estados de Minas Gerais e Amapá com o eixo temático de Cultura; Direitos Humanos e Justiça e Educação e Saúde. Ao todo 20 rondonistas da Unemat, de diferentes câmpus e cursos estarão durante os dias 27 de janeiro a 20 de fevereiro participando do Projeto Rondon nos municípios de Olhos D’ Água – MG e Porto Grande - AP. Cada um dos municípios selecionados recebe dois grupos de rondonistas de diferentes universidades, e cada grupo trabalha com um conjunto de ações em temáticas diferentes.
Nos dois editais de seleção a Unemat inscreveu projetos para o mesmo grupo de ações temáticas e nos dois municípios serão desenvolvidas oficinas e atividades em 10 blocos diferentes: Em cada conto uma história, Cultura na mente e no corpo, Ensino Divertido, Saúde e meio ambiente, Saúde corporal, Orientações para vida, Informática para todos, Mulheres em foco, Trabalhadores e seus direitos e Direitos das crianças, adolescentes e idosos.
A professora Sumaya Guedes que estará participando como uma das coordenadores do grupo que vai para a Operação Rondon das Gerais explica que devido ao pouco tempo para selecionar acadêmicos participantes os professores coordenadores das propostas realizaram uma seleção interna para escolher os oito acadêmicos que integrarão cada operação de acordo com o conhecimento e afinidade que esses alunos já desempenham em diferentes ações universitárias.
Ela destaca que participar da Operação Rondon é um marco na vida acadêmica, pessoal e profissional tanto dos professores como nos acadêmicos, uma vez que os alunos desenvolvem diferentes habilidades e com isso fortalecem sua cidadania e o compromisso social junto a comunidades carentes, agindo como um multiplicador de ideias.
Além da professora Sumaya os professores Alexandre Mexia, também do curso de Agronomia em Nova Mutum estará com o grupo de alunos em Minas Gerais, e os professores João Mario Adrião, do curso de Arquitetura e Urbanismo do câmpus de Barra do Bugres e Roberto Martinez, do curso de Agronomia de Tangará da Serra.
Confira abaixo quem são os rondonistas da Unemat em cada uma dos municípios e Operações:
Operação Amapá Mais Forte – município de Porto Grande:
André Luiz Ferreira Silva - Agronomia – Tangará da Serra
Juliano Cunha do Nascimento - Matemática – Barra do Bugres
Jakson Leandro Mendes da Silva - Agronomia - Tangará da Serra
Dhiesley Araujo siqueira dos anjos - Arquitetura e Urbanismo – Barra do Bugres
Laise Ribeiro da Silva Laia - Engenharia de Alimentos – Barra do Bugres
Natália Alencar Cantini - Direito – Barra do Bugres
Nathália de Cássia Celestino dos Santos – Enfermagem - Diamantino
Rebeca Hauenstein Silva - Agronomia – Tangará da Serra
Professores :
Roberto Martinez e João Mário Adrião
Operação Rondon das Gerais
Patrícia Emanuela Pereira - Arquitetura e Urbanismo – Barra do Bugres
Cinthia Ramona Jiraneck Da Rosa – Agronomia – Nova Mutum
Raquel Moreira Costa Araujo - Enfermagem - Diamantino
Wellington Wolf Oenning – Engenharia de Produção – Barra do Bugres
Janieli Ester Freitas Da Silva - Matemática – Cáceres
Saneanderson da silva Prates - Engenharia de Alimentos – Barra do Bugres
João Pedro Souza Pureza dos Santos - Matemática - Cáceres
Ezequias Nathan Santos aberto - Agronomia – Nova Mutum
Professores:
Alexandre Mexia e Sumaya Guedes
Veja o resultado da seleção de Universidades para participar do Projeto Rondon aqui.
Contato:
imprensa@unemat.br