O total de 120 alunos indígenas de 25 etnias iniciaram cursos de Licenciatura e de Pedagogia Intercultural Indígena, oferecidos pela Faculdade Indígena Intercultural (Faindi) da Unemat. A aula inaugural, realizada na última semana, marcou o início das novas turmas do curso.
Os cursos são destinados aos professores indígenas, que lecionam em escolas das comunidades indígenas em turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, bem como, gestores e técnicos indígenas da educação.
"Reafirmamos aqui o compromisso da Unemat com os povos Indigenas e com a oferta de cursos Interculturais Indígenas, que já acontecem há 22 anos pela Faindi", ressaltou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria, que repsentou a reitora Vera Maquêa na aula inaugural.
A aula inaugural contou com a presença de representantes das instituições parcerias na oferta dos cursos: a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres e a Diretoria do Câmpus da Unemat de Barra do Bugres, entre outras.

METODOLOGIA PARA ATENDER POVOS INDÍGNAS
Os cursos Interculturais Indígenas da Unemat têm estrutura diferenciada. A primeira etapa de Estudos Intensivos de 2023/02 ocorre de modo presencial no câmpus da Unemat de Barra do Bugres, de 16 de outubro a 11 de novembro.
Nessa fase de estudo presencial, os estudantes-indígenas terão aulas de diagnóstico sócio-histórico-político e território no contexto dos povos indígenas, sociolínguistica, história da educação brasileira e escolar indígena no Estado de Mato Grosso, leituras e produção de texto.
Já a etapa intermediária é realizada nas aldeias. Nesse momento são os professores da Unemat que vão a campo e, juntamente com os acadêmicos, colocam em prática o exercício de ensinar.
Os professores das mais diversas etnias escolhem entre as duas opções de formação. As novas turmas são compostas por 90 alunos de Licenciatura Indígena Intercultural (com habilitações em Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemática e da Natureza; e Ciências Sociais) e 30 de Pedagogia Indígena Intercultural. Os cursos têm duração de cinco anos.
ENFERMAGEM INDÍGENA
Numa iniciativa pioneira, a Unemat passa a oferecer o curso inovador de Enfermagem Intercultural Indígena.
A aula inaugural ocorrerá no dia 13 de novembro, às 9h, na Unemat - Câmpus de Barra do Bugres.

PARCERIAS
Os cursos de Licenciatura Pedagogia Intercultural (30 vagas) e Licenciatura Intercultural Indígena (90 vagas), que inclui Ciências Sociais; Ciências Matemáticas e da Natureza; Línguas, Artes e Literaturas, são ofertados por meio do Termo de Cooperação nº. 060/2023, firmado entre Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e Unemat.
O curso de Bacharelado em Enfermagem Intercultural Indígena (com 50 vagas) é ofertado por meio do Termo de Cooperação nº 0165/2023, firmado entre Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e Unemat.
Para a oferta dos referidos cursos também está previsto o estabelecimento de parcerias com instituições de representação indígena, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Município de Barra do Bugres, Município de Campinápolis, entre outras.
Contato:
imprensa@unemat.br