O III Congresso Nacional do Profhistória “10 anos de Profhistória: balanços e perspectivas sobre a formação de professores de História” realizado nos dias 22 a 25 de outubro de 2024, nas dependências da Universidade Federal do Pará (campus do Guamá) em Belém do Pará.
Com a finalidade de comemorar e refletir sobre o papel da rede nacional do Profhistória na formação de professores de História de todo o país, ao longo dos últimos 10 anos, o evento também se propõe a promover debates entre docentes, discentes e egressos, visando discutir as pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso, a partir de suas abordagens teórico-metodológicas, dentre outras discussões pertinentes ao Profhistória. Ao todo são 39 instituições associadas na Rede ProfHistória e a UNEMAT faz parte desta trajetória desde 2016. Na conferência de abertura, a professora Antônia Bezerra, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenadora da Nova área de avaliação da Capes: "Ciências e Humanidades para a Educação Básica" - Área 51, falou sobre as ações que articulam a pesquisa e a formação permanente dos professores da rede pública de ensino.
Nos dias 21 e 22 de outubro, também aconteceu a Plenária Nacional dos coordenadores do ProfHistória, coordenada pela Comissão Acadêmica Nacional do ProfHistória (CAN). O evento está sendo composto de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos por meio de Grupos de Reflexão Docente (GRD), que são espaços de reflexão sobre questões-problema; abordagens teórico-metodológicas; balanços crítico-bibliográficos e experiências no Ensino de História, relacionados a pesquisas concluídas ou em andamento no âmbito do ProfHistória.
Contato:
imprensa@unemat.br