CONSELHOS SUPERIORES

Conselho Universitário homologa resultado da eleição para reitoria

Também foram aprovadas reestruturações de regimentos de pós-graduações profissionalizantes e adequação dos regimentos de vários centros de pesquisa

Por Nataniel Zanferrari
30/06/2022

(Foto: Design Unemat)

O Conselho Universitário (Consuni) homologou o resultado final do processo eleitoral para reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para a gestão 2023-2026. A homologação ocorreu na 2ª Sessão Ordinária de 2022, realizada nesta quinta-feira (30).

Os resultados da eleição foram apresentados pelo presidente da comissão eleitoral, Anderson Marques do Amaral. Com a homologação, torna-se oficial a eleição de Vera Maquêa para o cargo de reitora e de Alexandre Porto para o cargo de vice-reitor, com mandato a ser cumprido de 2023 a 2026. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 16 de dezembro.

O resultado da apuração está disponível aqui. A Chapa 2, comporta por Vera Maquêa e Alexandre Porto, foi eleita com 53,9% dos votos válidos, enquanto a Chapa 1 (Professor Roberto Arruda e Professora Rinalda) obteve 35,33% dos votos válidos e a Chapa 3 (Prof. Celso Fanaia (Tetinho) e Prof. Nivaldo Teodoro) obteve 10,77% dos votos válidos.

Os pró-reitores também fizeram um levantamento das ações desenvolvidas em suas respectivas pastas na atual gestão até o momento.

O levantamento foi apresentado pelos pró-reitores de Administração, Tony Hirota; de Assuntos Estudantis, Antonia Alves; de Extensão e Cultura, Leonarda Neves; de Gestão Financeira, Ricardo Umetsu; de Ensino de Graduação, Everton Nascimento (em substituição); e de Pesquisa e Pós-Graduação, Anderson Miranda; e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Ribeiro.

Também foi votada a reestruturação do regimento dos mestrados profissionais em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio), em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) e em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e a adequação do Regimento do Centro de Pesquisa Ambiental Araguaia Xingu (Cepax), do Centro de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef), do Centro de Pesquisa de Biodiversidade da Amazônia Meridional (Cebiam), do Centro de Estudos e Pesquisa em Literatura (Ceplit), do Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe), do Centro Tecnológico de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado à Produção de Biodiesel (Cetegeo-SR) e do Núcleo de Estudos Organizacionais e Agrointeligência em Gestão (NeoAgro), bem como a aprovação do regimento do Centro de Políticas Públicas e Ciências de Governo e do Núcleo de Bioquímica Vegetal e Compostos Funcionais (Nubiq).

Os conselheiros homologaram a Política Universitária de Museu, Patrimônio Cultural, Acervos e Coleções Científicas Visitáveis, instituíram o Programa de Bolsa Integradora Pessoa com Deficiência e equipararam o valor das Bolsas Preceptorias das Ciências da Saúde.

A 2ª Sessão Ordinária do Consuni continha amanhã, sexta-feira (1º), com a discussão d a regulamentação da progressão funcional das classes D e E na carreira de docente da Educação Superior, além da institucionalização das especializações em Energia Renovável na Agricultura e em Relações Étnico-Raciais, Políticas Públicas, Diversidade e Sociedade.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!