Em um passo importante para fortalecer a visibilidade do impacto social dos projetos de pesquisa da pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, participaram de uma reunião na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a avaliação do projeto de extensão Transforma-ações: integrando saberes, executado pelo professor Ernandes Sobreira.
O projeto, fruto de uma colaboração entre as pró-reitorias, foi apresentado a pró-reitores de diversas instituições de ensino superior do país e recebeu uma recepção extremamente positiva. A iniciativa busca ampliar o reconhecimento do papel da pesquisa acadêmica na sociedade, evidenciando seus impactos concretos.
Durante o encontro, a pró-reitora Áurea Ignácio destacou a importância de um compromisso contínuo da pós-graduação para garantir que os resultados das pesquisas sejam acessíveis e relevantes para a sociedade. "Precisamos nos empenhar cada dia mais para assegurar que o conhecimento gerado na academia não fique restrito aos laboratórios, mas chegue à população e traga benefícios reais", afirmou.
Já o pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, enfatizou a necessidade de integrar a extensão às atividades da pós-graduação, defendendo que a produção acadêmica dialogue diretamente com a comunidade. "A extensão precisa estar mais presente na pós-graduação, permeando inclusive os artigos científicos, para que o conhecimento gerado ultrapasse os muros da universidade e alcance a sociedade de forma mais ampla", ressaltou.
O coordenador do projeto, Ernandes Sobreira, também destacou as perspectivas para este ano. "Vamos realizar várias ações integrando os 12 programas de pós-graduação exclusivos da Unemat, ampliando a participação de docentes e discentes. Nosso foco será explorar novas abordagens para a extensão na pós-graduação, garantindo que a universidade esteja cada vez mais conectada com as demandas sociais", declarou.
A expectativa dos professores é que a boa aceitação do projeto permita que novas estratégias sejam adotadas para fortalecer a integração entre pesquisa e extensão, para promover uma ciência mais acessível e transformadora.
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