De 16 a 20 de agosto de 2023, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através do Campus de Barra do Bugres, esteve presente na 38ª Exposição Agropecuária de Barra do Bugres. O evento, organizado pelo Sindicato Rural do município, foi realizado no Parque de Exposições Renê Barbour e contou com a presença do Caminhão da Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unemat.
No dia 16 a Empresa Júnior FILOS, com as alunas Stephanie Ferreira Sousa, Ellen Carinna Martins Valle, Juliana Dias Scariote e Ligia Santos Pironnet, do curso de Arquitetura e Urbanismo, estiveram representando o campus durante a Rodada de Negócios organizada pelo Sindicato, apresentando seus projetos arquitetônicos para uma Sede de Fazenda, bem como outros projetos já realizados no âmbito da empresa.
A apresentação dos projetos exibiu maquetes de propostas de residências, elementos estruturais de uma construção e a maquete de proposta da Cidade Universitária Intercultural para o Campus de Barra do Bugres, desenvolvida em atividade da disciplina Projeto de Arquitetura 7, do professor Fernando Birello de Lima.
Já no dia 17 a programação ficou por conta do professor do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Armando da Silva Filho, que apresentou a impressora 3D desenvolvida em parceria com alunos do curso, e do aluno João de Deus Felipe Scotti, do curso de Engenharia de Alimentos, demonstrando experimentos desenvolvidos nos Laboratórios do Campus.
Durante a noite do dia 18 o aluno João contou com a colaboração do aluno e bolsista Jackson Andrade Egidio Cardoso, do curso de Licenciatura em Matemática, que também apresentou a impressora 3D do Laboratório de Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional (MMePO) e da Célula do EmpreendaMT, em Barra do Bugres.
No dia 19, Jackson apresentou novamente a impressora 3D, e teve a presença da aluna e também bolsista Michely Elisbão dos Santos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que conduziu a exibição de peças de cestaria indígena, com itens artesanais de diferentes tamanhos e modelos que são fabricados e utilizados pelos povos indígenas locais. As peças foram disponibilizadas do acervo do Museu Casa Borges.
Nas noites de sábado (19) e domingo (20), foram entregues mudas de árvores exótica/nativas e frutíferas, doadas em parceria com o Projeto Plante uma PET, do professor Diones Krinski, do Câmpus de Tangará da Serra.
A programação do dia 20 ficou a cargo dos representantes da Atlética Marrenta, Josué Lemos Pastorio, do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, Andrielly Gonçalves Dereviani, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e William Ricardo de Oliveira, do curso de Ciência da Computação, que realizaram pinturas faciais em crianças.
Além disso, o stand contou com a presença de um drone e um veículo aéreo não-tripulado (VANT) de asa fixa, do Laboratório de Análise de Imagens Digitais (LAID), coordenado pelos professores Rodrigo Bruno Zanin e Érico Fernando de Oliveira Martins, do Câmpus de Sinop, que são utilizados em registro de imagens aéreas de propriedades rurais, plantações, edificações e espaços públicos.
Os visitantes também puderam observar banners e vídeos institucionais, do Museu Casa Borges, da Empresa Júnior FILOS e do Empreenda/MT.
Contato:
imprensa@unemat.br