GESTÃO

Reitora eleita anuncia pró-reitores da gestão 2023-2026

Vera Maquêa e Alexandre Porto anunciaram os nomes dos sete pró-reitores da gestão vindoura

Por Nataniel Zanferrari
04/10/2022

A reitora eleita Vera Maquêa anunciou a nova equipe de pró-reitores (Foto: Moisés Bandeira)

A reitora eleita da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, anunciou, ao lado do vice-reitor eleito, Alexandre Porto, os nomes dos pró-reitores da gestão 2023-2026 na manhã desta terça-feira (4) em ato na Sede Administrativa da Universidade.

“A expectativa é realmente muito boa, pois se trata de uma equipe que possui condições técnicas e políticas, que possui história nesta Universidade e compromisso com a nossa Unemat, e contamos com o apoio de cada um e de cada uma para que possamos oferecer cada vez mais ensino, pesquisa e extensão de qualidade para toda a sociedade mato-grossense”, disse Vera. A reitora eleita também destacou que, pela primeira vez, três das sete pró-reitorias serão ocupadas por profissionais técnicos, conforme comprometido durante a campanha.

O atual reitor, Rodrigo Zanin, também defendeu que a transição dê continuidade no atendimento à população mato-grossense. “Com o anúncio da equipe das pró-reitorias, damos início a um processo de transição onde possamos organizar como continuaremos a fazer com que essa Universidade avance”, falou Rodrigo.


Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) foi escolhida a professora Nilce Maria da Silva, doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em São Paulo, especialista em Leitura e Produção de Texto pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e graduada em Letras pela Unemat.

Natural da cidade de Coroaci, no leste de Minas Gerais, Nilce ingressou como professora na Unemat em 1992 e, desde então, já ocupou diversos cargos de gestão na Universidade. De 2000 a 2001 esteve à frente da Coordenadoria de Educação a Distância (Cead). Ainda em 2001, coordenou o curso de Letras do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. Em 2002 Nilce Maria se tornou a primeira diretora eleita do Câmpus Jane Vanini, função que exerceu até 2006. No ano seguinte se tornou assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), cargo ocupado por ela até 2008. Foi diretora de Gestão de Licenciatura da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) entre 2013 e 2014 e, em 2013, também se tornou coordenadora institucional do Programa de Extensão Universitária (ProExt), que conduziu até 2018.

Também dirigiu a Gestão de Educação a Distância e coordenou a Universidade Aberta do Brasil/Unemat, ambos de 2015 a 2018, além de participar em diversas comissões da Unemat e lecionar no curso de Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).

De 2019 até o final deste ano, Nilce é vice-reitora da Unemat.


Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

A professora Áurea Regina Alves Ignácio estará à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) na próxima gestão.

Natural do distrito de Santanésia, no município de Piraí, no sul do Rio de Janeiro, Áurea ingressou na Unemat em 1990 e, desde então, já atuou como chefe do Departamento de Ciências Biológicas de Cáceres, diretora do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e assessora de Assuntos Internos.

Áurea já ocupou a PRPPG por três vezes, tendo também atuado como secretária de Estado de Ciência e Tecnologia em 2012. Atualmente é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (INCT-Adapta), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e coordenadora do Cluster 7 (Energia Acessível e Limpa) na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Áurea é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestra em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Ciências Biológicas e Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Everton Ricardo do Nascimento será o responsável pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Nascido em Campo Mourão, no oeste do Paraná, Everton é graduado em Ciência da Computação pela Unemat em Barra do Bugres, tendo cursado especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Everton entrou na Unemat como professor contratado em 2004, tomando posse como efetivo em 2006, tendo atuado como chefe do Departamento de Ciência da Computação e diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas de Barra do Bugres. Atualmente é assessor de Gestão de Formação Regular da Proeg.


Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira é a nova titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Graduada em Licenciatura Plena em Física pela UFMT, especialista em Matemática e Estatística pela Ufla e em Educação e Tecnologias pela UFSCar, mestrado em Física Ambiental pela UFMT e doutora em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), Kelli entrou na Unemat em 1999, já tendo atuado como chefe do Departamento de Ciências Biológicas e de Engenharia Florestal de Alta Floresta, além de diretora das faculdades de Ciências Biológicas e Agrárias de Alta Floresta, de Ciências Exatas e Tecnológicas de Sinop e Multidisciplinar do Médio Araguaia.

Natural de Faxinal, no norte do Paraná, Kelli atualmente é a diretora político-pedagógica e financeira do Câmpus Universitário do Médio Araguaia Dom Pedro Casaldáliga.


Pró-Reitoria de Administração

A Pró-Reitoria de Administração (Prad) ficará a cargo de Miguel Castilho Júnior.

Atualmente doutorando em População, Território e Estatísticas Públicas, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Miguel é mestre em Geografia pela Unemat, especialista em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (Fiavec) e graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Miguel, nascido em Mirassol D’Oeste, no oeste de Mato Grosso, ingressou na Unemat como profissional técnico em 2005, tendo atuado como assessor da Pró-Reitoria de Finanças, secretário executivo do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) e assessor de Expedição, Controle e Registro Documental da Reitoria. Ocupou a função de chefe de Gabinete de 2010 a 2018.


Pró-Reitoria de Gestão Financeira

O profissional técnico do Ensino Superior Tony Hirota Tanaka assumirá a Pró-Reitoria de Gestão Financeira (PGF).

Atual pró-reitor de Administração, Tony foi diretor de Unidade Regionalizada do Câmpus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, em Tangará da Serra, de 2017 a 2018, além de atuar como conselheiro membro do Conselho Universitário (Consuni) em 2012.

Natural de Londrina, no norte do Paraná, Tony é especialista em Direito Tributário pela Universidade da Amazônia (Unama), sendo graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Tangará da Serra da União Cultural de Ensino Superior do Centro-Oeste (Unicen) e ingressou na Unemat em 2005.


Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação

O responsável pela Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI) será o profissional técnico Darlan Guimarães Ribeiro.

Cuiabano, Darlan ingressou na Unemat em 2003 como aluno do curso de Ciências Econômicas em Sinop. Ainda durante a graduação, ingressou como técnico, em 2005. Possui especialização em Direito Público com ênfase em Direito Administrativo e Constitucional pelas Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Cuiabano de Educação (ICE) e já atuou como diretor de Unidade Regionalizada do Câmpus Universitário de Sinop, de 2016 a 2019.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!