A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) reuniu os
coordenadores locais do Programa de Células Cooperativas e Solidárias (Focco),
no Câmpus de Barra do Bugres, para uma formação sobre aprendizagem cooperativa
e solidária na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na última semana
(1º/12), com o professor Manoel Andrade Neto, da Universidade Federal do Ceará
(UFC).
Criado em 2012, o Focco/Unemat inspira-se no movimento
Prece, criado pelo professor Manoel na zona rural do município de Pentecostes,
no interior cearense, há 30 anos. Sua proposta pedagógica é centrada na
cooperação entre alunos e professores, no trabalho em equipe e na liderança
estudantil, sendo trabalhada por meio dos pilares da consciência, do caráter e
da competência estratégica, relacional e cooperativa. A formação se faz
por meio de “uma utopia viável pautada nas premissas da educação emocional, da
autodeterminação dos estudantes, da aprendizagem cooperativa, da solidariedade
altruística e da liderança estudantil e solidária”, contextualiza Andrade.
Seguindo esta metodologia, o encontro contemplou os relatos
sobre as células de aprendizagem cooperativa e solidária dos câmpus
universitários da Unemat articulados com os argumentos do professor Manoel que
evidenciou seus objetivos para uma aprendizagem com equidade, para a formação
de cidadãos éticos e para o bem-estar social.
“O encontro entre o professor Manoel Andrade e os
coordenadores locais foi significativo porque trouxe uma energia importante
sobre o significado da aprendizagem cooperativa e solidária tão necessária nas
escolas e nas Universidades”, avaliou o coordenador institucional Focco,
professor Carlos Edinei de Oliveira. Em sua avaliação, os relatos evidenciaram
a importância do Focco que vem contribuindo para a formação humana e
profissional de alunos e professores em seus 11 anos de existência. O
coordenador espera maior envolvimento de toda comunidade acadêmica para
conhecer e participar dessa grande rede cooperativa e solidária, que é o Focco.
O coordenador local do Câmpus de Tangará da Serra, professor
Marcus Vinícius Araújo Damasceno considerou que esta formação fortaleceu as
ações do programa com o incremento da solidariedade e com sua aplicação no ensino.
“Para nós, coordenadores, foi uma formação para os professores que somos, pois
os instrumentos dados nos possibilitam aplicar a aprendizagem cooperativa como
metodologia nas aulas. Isto fará com que o aluno bolsista perceba que o
incentivo para que aplique a aprendizagem cooperativa e solidária também é
aplicada por nós”, concluiu.
“É muito gratificante ver que a semente do Prece, do
protagonismo dos estudantes, da cooperação e da solidariedade está se expandindo
pelo Brasil. Fiquei feliz em perceber que a Unemat está investindo no Focco que
se mostra vivo, focado e organizado para uma educação mais integral e
cooperativa entre estudantes e professores, conforme demonstram os relatos de
experiências”, disse Andrade.
Para a Pró-Reitoria da Proeg, professora Nilce Maria da
Silva, a aprendizagem cooperativa e solidária precisa chegar a todos os
estudantes e professores da Unemat, “porque precisamos formar pessoas que se
preocupam com o outro, que tenham iniciativa solidária com todos e com uma
formação cooperativa, o que poderá garantir uma exercício profissional mais
humanizado para a nossa sociedade”, enfatizou.
Aproveitamos a oportunidade para comunicar que a temática da
aprendizagem solidária e cooperataiva será discutida na próxima Semana
Pedagógica Integrada, que contará com a presença do professor Manoel Andrade.
Sobre o Focco/Unemat
Ao conhecer a experiência de Cipó/Pentecostes/CE, a Unemat
criou o Programa Focco em 2012, para
estimular a aprendizagem cooperativa e solidária dos estudantes, por meio de
metodologias ativas, cooperação e protagonismo como uma forma de estimular a
permanência e combater a evasão escolar. Em 2018, o programa tem sua história
registrada na dissertação “Aprendizagem
Cooperativa na educação superior: um estudo do Programa de Formação de Células
Cooperativas na Universidade do Estado de Mato Grosso”, da professora Karina
Nonato Mocheuti.
Sobre o Prece/UFC
A sigla passou por ressignificações ao longo de sua
existência.
Em 1994, o professor Manoel animou um grupo de sete jovens
em Cipó, zona rural do município de Pentecostes, a estudarem cooperativa e
solidariamente com o objetivo de ingressar numa universidade pública no espaço
desativado da “Casa de Farinha”. Dois anos depois, um dos jovens foi aprovado
em primeiro lugar no curso de Pedagogia da UFC, o que motivou o ingresso de
novos estudantes no grupo, levando aquele espaço a ser denominado por “Casa do
Estudante” e propiciar o surgimento do Projeto Educacional Coração de Estudante
(Prece). Em 2002, já eram 40 estudantes em busca do Prece, o que levou à
constituição da Escola Popular Cooperativa (EPC) de Pentecostes, no centro da
cidade, quando surgia o projeto Incubadoras de Células, estendo a experiência
para outras comunidades rurais nos municípios de Umirim, Apuiarés e Paramoti,
no ano seguinte. Com o ingresso de precistas na UFC, a universidade firmou
parceria para apoiar o retorno dos estudantes nos finais de semana às suas
comunidades de origem, criando o projeto de extensão “Programa de Educação em
Células Cooperativas”. Tempo depois, foi criada uma organização não
governamental (Instituto Coração de Estudante - Icores), assim como foi
percebido que aquela metodologia se aproximava da teoria da aprendizagem cooperativa
de David e Roger Johnson. Em 2009, a UFC criou o Programa de Aprendizagem
Cooperativa em Células Estudantis, em 2016, firmou parceria com a Secretaria de
Educação do Ceará (Seduc/CE) e criou o Programa de Estímulo à Cooperação na
Escola Pública. Atualmente, o Movimento
Prece tem o propósito de estimular a vivência da cooperação, da
solidariedade e da liderança estudantil nas escolas para contribuir com o
desenvolvimento da aprendizagem com equidade e estimular o protagonismo das
pessoas na sociedade e proporcionar o bem-estar social.
Contato:
imprensa@unemat.br