Uma das pesquisas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu destaque no portal de notícias Universo Online (UOL).
A reportagem aborda uma das mais recentes inovações para combater uma importante praga da agricultura, o percevejo-marrom-da-soja (Euschistus heros): um aparelho que transmite a superfícies sólidas, como plantas de soja e armadilhas de monitoramento de insetos, vibrações de baixa frequência, de 60 a 130 hertz (Hz), as mesmas que os percevejos usam ao se comunicar.
O dispositivo e método para armazenamento, geração e reprodução desses sinais vibratórios foi elaborado por uma parceria entre na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), do Distrito Federal, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).
O projeto que resultou nesta tecnologia teve origem em uma proposta de dissertação do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGasp) da Unemat em Tangará da Serra.
A reportagem foi publicada no site Giz_BR, editoria de ciências e tecnologia do Portal UOL.
Leia a reportagem completa do UOL clicando aqui.
Leia a reportagem publicada no site da Unemat clicando aqui.
Contato:
imprensa@unemat.br