As inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) encerram dia 10 de outubro. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferta ao todo 13 das 672 vagas oferecidas pela Rede Nacional do ProfHistória no país sob a coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para se inscrever clique aqui. É cobrada taxa de inscrição no valor de 130 reais que deve ser paga até o dia 11 de outubro.
A edição, de acesso em 2024, oferta vagas por seleção diferenciada a professores indígenas e quilombolas. São 42 vagas destinadas a esses professores que desenvolvem suas atividades em escolas indígenas ou quilombolas. A Unemat é uma das 39 Instituições Associadas que ofertará vagas pela seleção diferenciada sendo uma vaga para professor indígena e outra para professor quilombola.
Entre os requisitos para participar do Exame Nacional de Acesso estão ser licenciado pelo Ministério da Educação e atuar como professor da rede pública de História em qualquer ano da Educação Básica. O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas pela seleção diferenciada deverá inserir, no ato da inscrição: memorial; autodeclaração de identidade indígena ou quilombola, com informação sobre a comunidade de pertencimento, atestada por no mínimo duas lideranças destas comunidades; declaração da direção da escola indígena ou quilombola de que atua na instituição e leciona conteúdos de História e contracheque de 2023 ou comprovante oficial de pagamento de trabalho docente na escola indígena ou quilombola.
No exame nacional de acesso, que será realizado no dia 29 de outubro, os candidatos farão duas provas, uma objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, com apenas uma questão. Os candidatos que concorrem às vagas pela seleção diferenciada para a Unemat farão de modo remoto uma prova oral, no dia 24 de outubro.
O resultado final será publicado no dia 30 de novembro. O candidato classificado deverá se matricular em local e prazo estabelecidos em Edital de Matrícula a ser publicado na mesma data.
ProfHistória – Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, tem como objetivo proporcionar a formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica. O ProfHistória, que conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Saiba mais ao acessar o site nacional do programa.
Mais informações sobre o processo seletivo em: profhistoria@econrio.com.br
Telefones para contato: (21) 3559.2011 | (21) 3900.7242
Contato:
imprensa@unemat.br