SAPI

Unemat dá início à 4ª Semana Acadêmica da Pesquisa e Inovação

Evento guarda-chuva agrega 16º Congresso de Iniciação Científica, 6º Seminário da Pós-Graduação e 4º AginovTech

Por Nataniel Zanferrari
05/11/2024

(Foto: Divulgação)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou na tarde desta terça-feira (5) a 4ª edição da Semana Acadêmica da Pesquisa e Inovação (Sapi), que ocorre on-line pelo canal oficial da Unemat no YouTube.

A mesa de abertura contou com a participação da reitora Vera Maquêa, dos pró-reitores de Ensino de Graduação, Nilce Maria; de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio; de Extensão e Cultura, Everton Nascimento; e de Assuntos Estudantis, Juliana Mattiello.

A pró-reitora Áurea Ignácio ressaltou que a Unemat vive batendo seus próprios recordes. “Nesta edição temos 563 resumos submetidos, avaliados e aceitos, 238 alunos de pós-graduação, 255 alunos de iniciação científica e 70 bolsistas de inovação tecnológica e extensão tecnológica”, contou a pró-reitora. “É um evento que realmente integra o ensino, a pesquisa e a extensão, pois não existe produção de conhecimento que fique restrita no interior da universidade”, garante Áurea.

A reitora Vera Maquêa defende que estes número demonstram o crescimento da Universidade ao longo dos seus 46 anos. “Estes números são impressionantes, porque percebemos o tamanho da nossa Instituição, o quanto a nossa Unemat cresceu e o quanto os estudantes de graduação e pós-graduação estão participando da pesquisa, sabendo que cada um está em estágios diferentes do processo formativo, mas juntos na construção do conhecimento e na cultura científica”, disse Vera.

Após a solenidade de abertura, o evento teve início com a palestra ‘Liderança orientada por dados: Transformando a gestão de pessoas além das pressões por desempenho’, ministrada por Rafael Tieppo, professor e pesquisador da Unemat em Tangará da Serra, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/PR), mestre em Engenharia Agrícola também pela Unioeste e doutor em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Universidade de São Paulo (USP) com período sanduíche na Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

O professor e pesquisador apresentou maneiras de utilizar dados para identificar e resolver possíveis gargalos na gestão de pessoas nos cursos de graduação da Universidade. “Há mais dados públicos do que pessoas preparadas e dispostas para analisar? Possivelmente sim”, conta Tieppo. “Muitas pessoas têm a cultura de que os dados são para cobrança, mas nós temos que utilizar os dados para melhorar nossa eficiência, seja em termos de publicação, de aprovar projetos, de usar melhor nosso tempo, de corresponder melhor às expectativas da sociedade, de melhor gerenciar nossos cursos de graduação e pós-graduação”, explica o pesquisador.

A palestra de abertura foi mediada pelo assessor de Gestão de Pesquisa da Unemat, Severino de Paiva Sobrinho.

A Sapi prossegue até quinta-feira (7), pelo canal oficial da Unemat no YouTube, que pode ser acessado clicando aqui.

 

A SEMANA

A Sapi é um evento guarda-chuva que agrega três eventos: a 16ª edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic), a 6ª edição do Seminário da Pós-Graduação (Sepos) e a 4ª edição da AginovTech, realizado pela Agência de Inovação (Aginov) da Universidade.

O evento disponibiliza um espaço para serem apresentados os resultados obtidos nos projetos dos bolsistas e alunos voluntários de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e dos alunos de pós-graduação da Unemat.

 

PROGRAMAÇÃO

No segundo dia, Danilo Torini falará aos participantes sobre ferramentas de inteligência artificial no processo de aprendizagem e pesquisa. Professor e gerente da área de Tecnologias de Ensino e Aprendizagem (TEA) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Danilo é graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela USP e doutorando em Administração e Gestão Internacional pela ESPM, além de especialista em Educação, Metodologias, Tendências e Foco no Aluno pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) e em Aperfeiçoamento em Big Data, Data Science e Analytics aplicados ao Marketing pela ESPM.

A palestra de Danilo será amanhã (6), às 14 horas, pelo canal oficial da Unemat no YouTube, com mediação do supervisor de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unemat, Jonathan Caldas.

Nesta quarta-feira também iniciam as apresentações de trabalhos: serão 47 salas entre os três eventos, divididos pelas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.

As atividades da Semana serão concluídas com uma roda de conversa com bolsistas e egressos da Unemat, conduzida pela diretora de Gestão de Pesquisa da Universidade, Leila Demaldi.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!