ENSINO SUPERIOR

Colações de grau 2022/2 da Unemat iniciam em Barra do Bugres

Por Hemília Maia
06/02/2023

(Foto: Adenir Rodrigues)

Nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, teve início, em Barra do Bugres, as cerimônias de colação de grau 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O Câmpus Universitário René Barbour realizou três cerimônias de colação com a outorga de grau realizada pela reitora da Unemat, a professora Vera Maquêa. Cerca de 600 pessoas participaram das cerimônias no Auditório Professor Júlio Cesar Geraldo.


Na primeira cerimônia, às 10 horas, colaram grau 27 alunos da turma ArqFofura do curso de Arquitetura e Urbanismo; às 14h30 os alunos das turmas Pirados, Strict Mode, As sobreviventes e Vitoriosos da Engenharia,  respectivamente dos cursos de Matemática, Ciência da Computação, Engenharia de Produção Agroindustrial e Engenharia de Alimentos totalizaram 18 novos profissionais aptos ao mercado de trabalho; já às 19h30, 33 novos bacharéis em Direito da turma T10 receberam grau.

Vera Maquêa falou aos formandos de Arquitetura que se sentia honrada em fazer sua primeira colação de grau como reitora. “Vocês ficarão na minha história, assim como eu espero ficar na de vocês”. Durante as cerimônias, a reitora falou sobre a grande conquista dos brasileiros em ter acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade, embora saiba o quão difícil é formar um filho e homenageou os pais dos novos profissionais. “Apesar de algumas políticas públicas de acesso ao Ensino Superior no País, seus filhos são privilegiados, uma vez que ainda há muitos jovens que nem conseguem acessar um curso superior”, lamentou a reitora, que pediu aos novos profissionais que valorizem sua formação e que tenham o céu como limite.

Radiante, Maria Aparecida Lima França, mãe da formanda Isabeli do curso de Matemática, segunda filha a se formar na Unemat, compreende o significado das palavras da reitora. “Meu marido e eu passamos por tanta dificuldade para nossas filhas se formarem, inclusive desemprego. Nós moramos em Tangará, foi preciso alugar casa aqui por um tempo, depois da pandemia ela viajava todos os dias. Mas hoje meu sentimento é de gratidão a Deus por ter me dado saúde, trabalho e sabedoria para conduzir minhas filhas”.

Fernando Selleri Silva, diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, convidou os novos egressos a procurarem os cursos de pós-graduação da Unemat, assim como incentivarem mais pessoas a estudar na Instituição. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, de pronto chamou os profissionais que tinham acabado de receber grau ao compromisso “Qual será a pegada de vocês?”, em sua fala pediu que trilhem o caminho que puderem, mas com vistas à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Que tenham em mente atender as grandes demandas da sociedade, com ética, sabedoria, domínio do conhecimento e respeito pelas diferenças”.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Bernadete Fernandes Gregolin, afirmou que a criação da Unemat foi um divisor de águas para o município de Barra do Bugres, e desejou aos formandos que a graduação também seja um divisor de águas em suas vidas. Bernadete, que é egressa do curso de Direito da Unemat de Barra do Bugres, lembrou que, em Mato Grosso, apenas cinco cursos de Direito possuem o Selo OAB Recomenda, sendo três deles da Unemat.  “A Unemat é recomendada pelo Selo OAB graças ao esforço da Instituição, dos professores e dos seus alunos”.

Entre os formandos da turma de Direito colaram grau Luan Felipe Bitencourt Zart, filho dos professores da Unemat, Loriege Bitencourt e Laudemir Zart, e Tiago Ramos Dourado, filho dos egressos da Instituição, Cleusa Ramos Dourado, servidora da Unemat em Cáceres e graduada pela primeira turma de Ciências Contábeis, e Antônio Wilson Dourado, graduado em Pedagogia pela Fesmat, que viria a se tornar Unemat em dezembro de 1993.

Luan Carvalho Ferreira, um dos novos bacharéis de Direito, que estagiou na Unemat desde 2018 até a véspera da colação de grau, fez questão de frisar o quanto a Unemat foi transformadora em sua vida. “Este mês farei a prova da OAB e pretendo encarar um mestrado na área humanística na sequência”.

Phylipe Borges do Nascimento, de Nova Olímpia, agora arquiteto urbanístico, escolheu o curso ao se identificar com a profissão do pai que é construtor, e disse não poder ter feito melhor escolha. “Quando a gente faz o que gosta, a gente não trabalha, se diverte”, contou Phylipe, que seguirá trabalhando com o pai.

Aline Milani Lidinietz, de Campo Novo dos Parecis, entrou na Unemat pelo Enem 2017/1 com o sonho de ser arquiteta e disse ter sido surpreendida pelo curso que transformou sonho em paixão. Aline tem em mente montar o próprio escritório de arquitetura em sua cidade.

Durante as solenidades, a mesa foi composta pelas autoridades acadêmicas: reitora da Unemat, Vera Maquêa; vice-reitor, Alexandre Porto; Fernando Selleri Silva, diretor político-pedagógico e financeiro de Barra do Bugres; diretor administrativo do câmpus de Barra do Bugres, Rivelino Fulvio Linhares; pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio; pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento, e pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães. Os diretores das faculdades de Arquitetura e Engenharias, Eduardo José Oenning; e de Ciências Exatas e Tecnológicas, Romyr Conde Garcia; e os coordenadores dos cursos de Matemática, Edmilton Gusken; de Ciência da Computação, Raquel da Silva Vieira Coelho; de Engenharia de Alimentos, Raquel Aparecida Loss; de Direito, Dimas Simões Franco Neto; e, representando o coordenador do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, o professor Calors Paocuali.

Também compuseram a mesa as autoridades municipais: secretária de Educação, Cultura e Esporte, Bernadete Fernandes Gregolin; diretora de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Ione Medeiros Pereira; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Sidney Gomes de Souza.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!