A Comissão Eleitoral Central da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou, nesta quarta-feira (06), o Edital Complementar 003/2026, que prorroga o prazo para que docentes, profissionais técnicos (PTES) e acadêmicos solicitem a alteração de seus locais de votação para o pleito da Reitoria e Vice-Reitoria (Gestão 2027-2030).
Com a decisão, os eleitores que pretendem votar fora de sua sede de origem agora têm até o dia 13 de maio para formalizar o pedido via sistema. O prazo original encerrou no dia 1º de maio.
Ajustes no Cronograma:
A prorrogação também impactou a data de divulgação da lista final de votantes. De acordo com o novo edital, a publicação do Colégio Eleitoral Definitivo passará a ocorrer no dia 15 de maio de 2026. As demais disposições do edital original, bem como a data da eleição e o período de campanha eleitoral, que segue até 20 de maio, permanecem inalteradas.
Como solicitar a alteração?
Para garantir a participação democrática em diferentes câmpus ou unidades administrativas, a Unemat permite o voto em trânsito mediante as seguintes condições:
Docentes e Técnicos: Devem comprovar que estarão em exercício de serviço na localidade onde pretendem votar.
Alunos: A escolha do local é livre, mas exige a comunicação prévia pelo sistema dentro do novo prazo (até 13/05).
O procedimento deve ser realizado na página de protocolo de recursos, utilizando o e-mail institucional, CPF e data de nascimento. Vale lembrar que membros a serviço das comissões eleitorais terão o local de votação alterado de ofício pela instituição.
Vínculos e Regularização
A Comissão Eleitoral reitera que eleitores com mais de um vínculo ativo com a universidade devem optar por apenas um segmento para votar. Caso o nome do integrante não conste na lista ou haja necessidade de exclusões, o pedido deve ser protocolado diretamente no sistema eleitoral, respeitando o cronograma atualizado.
Acesse aqui para consultar o Colégio Eleitoral e os respectivos locais de votação.
Contato:
imprensa@unemat.br