Semana passada, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu a visita técnica da Federação de Atletismo de Mato Grosso (Famt). O presidente Tomires Campos e o oficial da Famt, Samuel de Oliveira Souza, vieram acompanhar as obras da reforma da pista de atletismo que faz parte do projeto de reforma e ampliação do Complexo Esportivo da Unemat, em Cáceres (MT), com vistas a implantação do primeiro Centro Regional de Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso.
“Em breve a Unemat vai brindar a região com uma pista de atletismo de qualidade, além dos laboratórios que também estão sendo construídos, colocando Mato Grosso em evidência no quesito treinamento. Acredito que vamos trazer muita energia, força e conhecimento para essa região”, comemora o presidente da Federação e também diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tomires Campos que vê a possibilidade de Cáceres se tornar polo efetivo de trabalho abrigando os clubes das cidades do interior em grandes eventos esportivos e descentralizando as competições que, atualmente, ocorrem apenas em Cuiabá.
“Essa visita técnica da Federação de Atletismo vem ao encontro do nosso objetivo, que é oferecer um equipamento de qualidade para a comunidade do esporte, assim como nos permite olhar desde os equipamentos que estão sendo instalados à dinâmica de uma competição de atletismo com todas as suas provas”, comenta o professor gestor do projeto e coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico da Unemat (Cipeef/Unemat), Riller Reverdito.
A Unemat tem participado de forma ativa no apoio ao esporte em Mato Grosso. Neste momento, conta com programas de esporte para crianças e adolescentes na comunidade e para jovens universitários, em modalidades olímpicas e paralímpicas, além de ações de pesquisa e formação desenvolvidas para profissionais de Educação Física em todas as regiões esportivas do Estado.
De acordo com Riller Reverdito, o Centro Regional de Desenvolvimento de Desenvolvimento Esportivo terá por meta descentralizar os equipamentos de prática esportiva, democratizar o acesso ao conhecimento e qualificar recursos humanos: treinadores, gestores e pesquisadores para que os jovens atletas tenham as condições adequadas para desenvolver e estudar na região onde vivem, próximos à família e a própria comunidade.
Com investimentos do Governo do Estado de Mato Grosso e do Ministério do Esporte, as obras em andamento são estruturas a ser integradas às diferentes áreas de conhecimento desenvolvidas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco no processo de formação e especialização esportiva, em modalidades olímpicas e paralímpicas da Unemat. “Com o investimento que está sendo feito, esperamos ampliar significativamente a oferta de práticas esportivas na Universidade”, anseia Reverdito.
Contato:
imprensa@unemat.br