CONAELL

20ª edição do Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários da Unemat começa na segunda (13)

Por Miguel Rodrigues Netto
09/11/2023

(Foto: Design Unemat)

Começa na próxima segunda-feira (13) a 20ª edição do Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (Conaell), com o tema ‘Migrações, paisagens e ambientes de trabalho em contextos pós-pandêmicos’. Esta é uma edição especial, pois é comemorativa dos 20 anos da iniciativa que reúne pesquisas no campo da Linguística e Literatura.

O evento deste ano segue uma tendência inaugurada no período pós-pandêmico que é o formato híbrido com conferências ocorrendo de forma presencial e as sessões de comunicação oral de forma remota.

O objetivo principal do 20º Conaell é divulgar, discutir e estimular a produção acadêmica e científica inerente às áreas de Linguística e Literatura no foco dos deslocamentos espaciais, culturais e identitários, tanto de estrangeiros como de brasileiros, seja no cenário nacional ou mato-grossense no contexto pós-pandêmico.

Conforme apresenta o texto resumo do evento, “sabe-se que há algum tempo o Brasil se tornou destino final de imigrantes de vários países da América Latina em busca de trabalho e melhores condições de vida. Em tempos de pandemia, esse processo tornou-se dificultado e prejudicado, mas volta a ganhar força neste ano de 2023 em que a pandemia parece ter sido mundialmente controlada. Porém, seus impactos nas migrações e na própria configuração do trabalho, incluindo o docente, parecem evidentes, na medida em que as atividades laborais remotas e, consequentemente, a dependência das novas tecnologias se mostram capazes de realizar profundas mudanças sociais, inclusive nos deslocamentos de imigrantes e trabalhadores em geral”.

O evento, que já é tradicional na Unemat, atrai cada vez mais participantes de várias instituições e, certamente, é uma grande vitrine para os estudos das Ciências da Linguagem, contribuindo não só com os acadêmicos de graduação e pós-graduação, como também no processo de formação continuada dos professores que atuam nos sistemas de ensino.

No dia 13 de novembro estão previstas quatro mesas temáticas, sendo a primeira intitulada ‘20 anos de Conaell’, que terá início às 15h45, com as professoras Luzia Aparecida Oliva e Graci Leite de Moraes da Luz. A segunda mesa, ‘Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica: Trajetórias e impactos’, começará às 16h45, com as professoras Olandina Della Justina e Vanessa Faria e o professor Elivaldo da Silveira Rosa.

No período noturno, mais duas mesas: ‘Abrangências e interrelações geossociolinguísticas (Brasil/Alemanha)’ começa às 19 horas, com os professores David Paul Gerards e Joachim Steffen, sob mediação da professora Neusa Inês Philippsen; a última mesa do dia começa às 21 horas sob o tema ‘Línguas em contato em universos internacionais’, com os professores Benjamin Lucas Meisnitzer e Lukas Fiedler, sob a mediação da professora Juliana Freitag Schweikart.

O dia 14 de novembro está reservado para as comunicações orais no período matutino e vespertino, sendo que no período noturno haverá a conferência, com início às 19h15, com o tema ‘Representações do trabalho (análogo ao de) escravo na literatura internacional e brasileira’, com o professor Valter Zanin, sob mediação do professor Henrique Roriz Aarestrup Alves. E, para fechar o evento, a última mesa temática, com início às 21 horas, debaterá o tema ‘Escritas femininas produzidas em Mato Grosso’, com as professoras Adriana Lins Precioso e Marli Walker, mediadas pela pós-doutoranda Ana Cláudia Servilha Martins Poleto.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento, que pode ser acessada clicando aqui.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!