Inclusão

Atleta e treinador paralímpicos de renome visitam Unemat

Por Lygia Lima
09/03/2023

(Foto: Lygia Lima)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu nesta quinta-feira (09) a visita da medalhista de ouro de goalball Ana Carolina Duarte Ruas Custódio e do treinador da seleção brasileira de Goalball Altemir Trapp. Os dois estiveram pela manhã com os acadêmicos do curso de Educação Física da Unemat em Cáceres e a tarde em reuniões para conhecer e definir parcerias com o Centro de Referência Paralímpico que funciona na Unemat.

Os dois esportistas que são considerados de alto nível puderam trocar experiências com os alunos e destacaram a importância que os professores tiveram na sua trajetória de vida, sobretudo dos professores de Educação Física.

O professor Riller Silva Reverdito que coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF) e o professor Emanuel Carvalho que é o coordenador do Centro de Referência Paralímpico destacaram a importância de receber esses atletas referência mundial, uma vez que eles participaram de diversas paralimpiadas, tem uma trajetória no esporte nacional e mundial e que se dispuseram a compartilhar essa trajetória.

“O exemplo desses esportistas mostra o quanto é importante investir na formação dos professores e treinadores para receber as crianças e jovens com deficiência. A história de vida deles abre inclusive novas perspectivas de atuação profissional para os nossos acadêmicos”, afirma Emanoel Carvalho.

O professor Riller destaca que além de dialogar com os acadêmicos da Universidade, o objetivo da visita foi discutir parcerias entre o Centro de Referência Paralímpico coordenado pela Unemat com o Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, que tem como coordenador Altemir Trapp.   “Nosso objetivo é atuar de forma conjunta, trocar experiências e ampliar as ações em nível estadual e nacional para o atendimento à pessoa com deficiência", diz. O estado de Mato Grosso possui três Centros de Referência Paralímpico, sendo um na Unemat, que foi o primeiro, o segundo que está entrando em funcionamento é o de Várzea Grande e está em implantação um terceiro Centro no município de Canarana, os quais são desenvolvidos em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Para Altemir é fundamental conhecer as ações que a Unemat já vem desenvolvendo no Centro Paralímpico e estabelecer ações conjuntas com meta a organização de campeonatos, além de formar professores e gestores para o atendimento de pessoas com deficiência.

 Conheça mais sobre os visitantes:

Ana Carolina Duarte Ruas Custódio, atleta profissional, 35 anos, formada em direito.  

Principais Conquistas: Participação em 5 edições dos Jogos Paraolímpicos (Atenas 2004; Pequim 2008; Londres 2012; Rio 2016 e Tokyo 20/21); Bi Campeã Parapanamericana: Lima 2019 e Toronto em 2015 ; 3° Lugar nos jogos Mundiais de Goalball em Malmo/SUE ; Campeã do Mundial de Clubes de Goalball Representando o Sporting Clube de Lisboa/POR; Bi Campeã da Champions Legue do Goalball; Primeira atleta do Brasil a atuar em uma equipe do exterior; Eleita a Melhor atleta de Goalball dos Jogos Parapanamericanos em Lima 2019; Primeira Mulher a ser representante dos atletas da Confederação Internacional de Esportes para Cegos. Indicada ao Prêmio Sabino Albertão

Altemir Trapp, treinador esportivo, 34 anos, mestre em Tecnologias de Saúde

Principais Conquistas: Atual Treinador da Seleção de Base de goalball; medalhista de Ouro no jogos Tokyo 20/21 e de Bronze nos jogos do Rio 2016; Campeão da Super Copa dos Campeões de Goalball 2021 pela equipe da AMC; Bi Campeão Parapanamericana: Lima 2019 e Toronto em 2015; Campeão Mundial de Goalball - Malmo/SUE em 2018; Bi Campeão da Champions Legue do Goalball; coordenador de modalidades das Paraolímpiadas Escolares de Goalball – 2018 a 2022; coordenador do centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande/MT e Árbitro Internacional de Halterofilismo


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!