5ª Semana da Inovação de MT

Pela primeira vez no interior, esta edição tem como tema “Caminhos que levam à inovação no agro”

Por Hemília Maia
11/09/2025

Vice-reitor Alexandre Porto durante cerimônia de abertura (Foto: Arquivo)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é parceira institucional da 5ª Semana da Inovação de Mato Grosso (SIMT), aberta nesta quinta-feira (11), no Centro de Eventos de Tangará da Serra. Pela primeira vez realizada no interior, a edição de 2025 tem como tema “Caminhos que levam à inovação no agro”.

A programação da Unemat inclui o estande da Agência de Inovação (Aginov/Unemat), o estande do Ambiente Promotor de Inovação (API) do MT Horticultura e a promoção de palestra. A Aginov lança o Portfólio Tecnológico da Unemat, Edição 2024-2025, com 85 ativos de propriedade intelectual entre patentes, cultivares, software, desenho industrial, marcas e 12 APIs, além de vários trabalhos.

“A participação da Aginov é de grande importância pela oportunidade de apresentar à sociedade projetos e ações da Unemat em inovação”, ressalta o diretor de Gestão de Inovação Tecnológica da Unemat, Fernando Selleri Silva.

A palestra do professor doutor Willian Krause, é uma das mais esperadas do evento. Marcada para sexta-feira (12), às 16h30, com o tema “Melhoramento genético de frutíferas tropicais: inovação e desenvolvimento de novas cultivares”.

De acordo com Willian Krause, “Na palestra serão apresentadas novas cultivares desenvolvidas em Mato Grosso: os abacaxis Unemat Rubi e Unemat Esmeralda, sem espinhos e resistentes à fusariose, que reduzem custos e impactos ambientais; e o maracujazeiro Conquista, adaptado ao plantio no Estado, com maior produtividade e frutos maiores, ampliando a produção regional e nacional.”

Willian Krause no estande MT Horticultura

Docente do curso de Agronomia e dos programas de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Ambientes e Sistemas de Produção Agrícola e Biotecnologia e Biodiversidade, Krause coordena o programa MT Horticultura responsável pelo desenvolvimento de cultivares como os maracujás Solar, já comercializado no país, e Unemat Conquista e os abacaxis Unemat Rubi e Unemat Esmeralda. No estande API MT Horticultura é possível ver as cultivares de maracujá e abacaxi já registradas e os trabalhos em andamento de melhoramento vegetal do mamoeiro.

Promovida pela Inova MT, a Semana da Inovação oferece palestras, workshops, oficinas, visitas técnicas, rodadas de negócios e exposição de tecnologias até domingo (13). Criada em 2021, a SIMT reúne empresas do agronegócio, governo, universidades, startups, investidores e a sociedade interessada em ciência, tecnologia e inovação.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!