Premiação

Professores e acadêmico de Jornalismo da Unemat integram grupo premiado no Intercom Nacional 2025

Por Assessoria de Comunicação com informações de Mirian Redin de Quadros
09/09/2025

Representantes do Grupo Conjor recebendo a premiação (Foto: Arquivo ConJor)

O curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Tangará da Serra, teve representação em um dos principais reconhecimentos da área da comunicação no país. Os professores Roscéli Kochhann e Rafael de Jesus Gomes, além do acadêmico Rian Sousa Oliveira Bispo, integram o grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), vencedor do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2025, na categoria Grupo Inovador.

A premiação foi entregue durante o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado entre 1º e 5 de setembro, em Vitória (ES). O ConJor reúne atualmente 64 pesquisadores de 19 universidades brasileiras, com atuação em rede que articula a formação em graduação e pós-graduação.

Fundado em 2010 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o ConJor completa 15 anos em 2025. Ao longo desse período, consolidou-se como referência em pesquisas sobre jornalismo, comunicação científica, mediações digitais e epistemologias, além de desenvolver projetos de extensão e formação profissional.

Debora Cristina Lopez, coordenadora do Conjor
Foto: Arquivo ConJor

Durante a cerimônia, a professora Débora Lopez, uma das líderes do grupo, destacou o papel do ConJor na produção científica e na capacitação de novos profissionais: “Somos um reflexo do nosso amadurecimento e de cada pessoa que passou pelo grupo nestes 15 anos. Somos moventes, somos afeto e somos compromisso com um fazer científico vinculado às pessoas e ao mundo”, afirmou.

O grupo mantém iniciativas como o ConJor Capacita, que já ofereceu 29 cursos gratuitos e formou mais de mil pessoas em oficinas de metodologia e comunicação. Também originou novos coletivos de pesquisa, como o Grupo de Estudos Comunicação e Epistemologias Feministas (Gecef) e o Laboratório de Humanidades Digitais da Ufop.

A presença de docentes e estudantes da Unemat no ConJor reforça a inserção nacional do curso de Jornalismo da instituição e evidencia a contribuição da Unemat para o avanço da pesquisa em comunicação no Brasil.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!