Mato Grosso, Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021     
Duvidas SIGAA

Campus Universitário de Tangar da Serra

Acesse o site: http://tangara.unemat.br/

  • Apresentao
  • Dados do Cmpus
  • Cursos oferecidos

O Campus Universitário de Tangará da Serra está situado à Rodovia MT – 358, Km 07, Jardim Aeroporto, em Tangará da Serra-MT município este distante da capital Cuiabá, 240 quilômetros, foi emancipado em 13 de maio de 1976, encontra-se localizado a sudoeste do Estado de Mato Grosso.

No mês de abril de 1995 – marco para a educação e desenvolvimento tangaraense. Nesta data, na contramão da história, o Centro de Ensino Superior de Tangará da Serra – Ensino Superior Privado (CESUT) fora encampado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), ou seja, ensino superior público para a mantença dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Letras, conforme aprovação do CEE/MT – Conselho Estadual de Educação através do Parecer Nº036/95 de 04 de abril de 1995, Processo Nº23001 002008/94-78, Relatório Nº 103/97 de 19 de Março de 1997 e Relatório e Voto da Relatoria e Decisão da Câmara, Parecer Nº 222/97, de 09 de abril de 1997.

Esta transferência de mantenedora foi uma conquista de toda a comunidade tangaraense que se uniu em prol de uma universidade pública e de qualidade para atender a região. Foram inúmeras as ações efetivadas, entre elas, passeatas de acadêmicos, docentes e funcionários das faculdades privadas e alunos do Ensino Médio, pedidos oficiais de toda a sociedade civil organizada, pressão da imprensa local e também vontade política do legislativo, executivo e outros políticos da época. Assim, nasceu a UNEMAT em Tangará da Serra.

Com a encampação em 1995, o Campus de Tangará da Serra passou a ofertar os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras, que existiam desde 1990 através do CESUT. São os cursos pioneiros do Campus e seus históricos individuais refletem a busca da sociedade tangaraense pelo conhecimento científico e a evolução das empresas tanto no aspecto financeiro, quanto no aspecto humano.

No ano de 2001, foram implantados os Cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, os cursos foram adotaram a metodologia do Programa de Ciências Agro-Ambientais (PCAA) que visava construir um modelo de ensino universitário pautado na realidade matogrossense sob o ponto de vista interdisciplinar envolvendo os aspectos social, econômico e ambiental. O pensamento de um programa voltado para as questões ambientais levou à sugestão de reunir os cursos de graduação que pudessem ter um núcleo comum, ou seja, cursos em que os acadêmicos pudessem ter disciplinas (conteúdos) comuns na base da sua aprendizagem.

Em 2006, tem-se a primeira turma do curso de Enfermagem do campus universitário de Tangará da Serra, que representou o desafio para os gestores deste período, pois desde o aspecto de contratação de professores até a estrutura física do curso, foram conquistas que significaram um avanço deste campus na colaboração para formação de pessoas qualificadas para atuar na área da saúde em diversas regiões do Estado de Mato Grosso.

Atualmente o campus de Tangará da Serra conta com os cursos de Agronomia, Administração (com ênfase em Agronegócio e Empreendedorismo), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil e Letras. Além disso, possui dois mestrados institucionais um Mestrado em Estudos Literários e outro Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola.

Pioneiro na criação de turmas fora de sede, o campus já ofereceu o Curso de Ciências Contábeis em Sapezal e Juína através de Turmas Especiais, financiadas pelas Prefeituras Municipais. Também Já foram ofertadas Turmas Especiais de Administração e Letras em Campo Novo dos Parecis e em Sapezal. Atualmente o campus possui duas Turmas Especiais de Administração no Núcleo Pedagógico de Aripuanã, e uma Turma Especial em Letras no Núcleo Pedagógico de Juína.

O campus realiza pesquisa e extensão nas mais diversas áreas do conhecimento e possui cinco Núcleos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), Núcleo de Atividades, Estudos e Pesquisa sobre a Educação, Ambiente e Diversidade (NEED), Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral de Tangará da Serra (NUDHEO), Núcleo e Extensão e Pesquisas Econômico-social e Contábil (NEPEC), Núcleo de Educação em Ciências Tabebuia aurea (NECTAR).

Possui ainda o Centro de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimento Agro-ambientais (CPEDA), estrutura equipada com 12 laboratórios que atendem ao ensino e diversos projetos de pesquisa e extensão.
Ao longo dos anos o Campus de Tangará da Serra tem contribuído de maneira eficiente com diversos municípios da região de Tangará da Serra, sendo referência na busca pela qualidade de ensino e apoio a sociedade local.

Diretor político-pedagógico e financeiro: Magno Alves Ribeiro

coore.tga@unemat.br

Diretora administrativa: Carolina Tito Camarço (até 31 de dezembro de 2020)

duratangara@unemat.br

Telefone: (65) 3311-4900

E-Mail:

Site: http://tangara.unemat.br/

Endereço: Endereo: Rodovia MT 358 KM 07 Jd Aeroporto CEP 78300-000

Cidade: Tangar da Serra/MT

 

CURSO DE AGRONOMIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Coordenador do Curso: ELAINE RODRIGUES SOUZA / ADELICE MINETTO SZNITOESKI
  • Email: adm.tga@gmail.com
  • Telefone:  (65) 3311-4946

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Coordenador do Curso: ROGÉRIO BENEDITO DA SILVA AÑEZ
  • Email: biologia.tga@gmail.com
  • Telefone:  (65) 3311 4956

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE ENFERMAGEM

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

  • Coordenador do Curso: MARCUS VINICIUS ARAUJO DAMASCENO 
  • Email: civil.tga@unemat.br
  • Telefone:  (65) 3311-4951

CURSO DE JORNALISMO

CURSO DE LETRAS

  • Coordenador do Curso: REJANE CENTURION GAMBARRA E GOMES 
  • Email: letras.tga@unemat.br
  • Telefone:  (65) 3311-4941

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000