O programa Olimpíada de
Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou a
listagem dos alunos aptos à segunda fase da edição 2023 que acontecerá na
primeira quinzena de agosto. Mais de 39 mil alunos de 128 escolas públicas e
particulares de 14 municípios mato-grossenses das regiões Norte e Sudoeste se
inscreveram no primeiro semestre deste ano para disputar em quatro níveis os três
melhores resultados.
Confira aqui os classificados para a segunda fase no site da Olimpíada de Matemática
Na segunda fase, os alunos farão provas com questões objetivas e discursivas, nas dependências da escola onde estudam e os candidatos aptos em cada nível, passarão a terceira fase. Na última fase as provas terão apenas questões discursivas e serão realizadas em setembro nas dependências da Unemat.
A primeira, das três fases, que envolvem a Olimpíada de Matemática da Unemat aconteceu em maio, quando todos os alunos inscritos fizeram uma prova de múltipla escolha, nas dependências da escola, com conteúdo adequado ao seu respectivo nível. O objetivo dessa fase foi realizar uma classificação interna de cada escola participante para selecionar os alunos aptos à segunda fase.
Os níveis são divididos em quatro, sendo os três primeiros compostos por alunos do ensino fundamental e o quarto nível por alunos do ensino médio: I – alunos do quinto ano; II – alunos do sexto e sétimo ano; III – alunos do oitavo e nono ano; e IV – alunos do ensino médio.
Na edição de 2023, os polos de Barra do Bugres e Sinop coordenam estes 14 municípios com o objetivo de unir os projetos municipais e premiar os melhores alunos da região. No polo de Sinop, na região Norte, os projetos municipais são desenvolvidos nos municípios de Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Santa Helena, Sinop e Tapurah. No polo de Barra do Bugres, na região Sudoeste estão vinculados os projetos de olimpíada dos municípios de Barra do Bugres, Diamantino, Nova Olímpia, Nortelândia, Porto Estrela e Tangará da Serra.
Olimpíada de Matemática da Unemat - O programa de extensão foi criado em 2016 com o objetivo de unificar os projetos de Olimpíada de Matemática que eram desenvolvidos nos câmpus universitários da Unemat.
Atualmente, o programa é desenvolvido por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e Diretorias Regionais de Educação (DRE), composto por projetos e ações que envolvem professores da Universidade, da Educação Básica e das secretarias municipais de Educação e alunos dos ensinos: Fundamental e Médio, público e privado, das regiões Norte e Sudoeste de Mato Grosso sob a coordenação do professor e doutor em Engenharia Elétrica, Miguel Tadayuki Koga. Também são membros do programa Olimpíada de Matemática da Unemat os professores doutores Alexandre Porto, Diego Piason, Epitácio Pedro da Silva Júnior e Inedio Arcari.
Os projetos de Olimpíada de Matemática da Unemat são desenvolvidos por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e Diretorias Regionais de Educação (DRE), tem como objetivo selecionar alunos com aptidão em conhecimentos matemáticos. Todo o processo de seleção conta com professores e alunos bolsistas da Unemat, bem como a participação de professores das redes municipais de ensino, vinculados à rede pública e privada de escolas participantes dos Projetos.
Inscritos na edição de 2023
Polo Sinop - 29.727 alunos de 78 escolas
· Alta Floresta: 16 escolas|3.496 alunos
· Campo Novo do Parecis: 4 escolas |3.346 alunos
· Itaúba: 3 escolas|710 alunos
· Lucas do Rio Verde: 17 escolas |6.932 alunos
· Marcelândia: 4 escolas |858 alunos
· Nova Santa Helena: 3 escolas |473
· Sinop: 27 escolas |11.761
· Tapurah: 4 escolas | 1.611
Polo de Barra do Bugres - 9.562 alunos de 50 escolas
· Barra do Bugres-MT – 2023 – 20 escolas 3723 alunos
· Diamantino-MT – 2023 – 15 escolas 2.169 alunos
· Nortelândia-MT – 2023 3 escolas 791 alunos
· Nova Olímpia-MT – 2023 8 escolas 1892 alunos
· Porto Estrela-MT – 2023 – 3 escolas 447 alunos
· Tangará da Serra-MT – 2023 – 1 escola 540 alunos
Contato:
imprensa@unemat.br