A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Sinop, foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal realizada no auditório da instituição. O Legislativo levou sua solenidade para fora da sede oficial, em reconhecimento aos 35 anos da presença da universidade no município.
A cerimônia, que também integrou a programação dos 51 anos de Sinop, reuniu todos os vereadores, a reitora da Unemat, Vera Maquêa, pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Áurea Ignácio, de Administração, Walter Danzer; de Gestão Financeira, Tony Hirota e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães, gestores do câmpus, servidores, além do prefeito Roberto Dorner e do secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Zanin. Durante o evento, foram entregues títulos de Cidadão Sinopense e moções de aplauso a professores, técnicos e gestores que marcaram a trajetória da instituição.
A reitora, Vera Maquêa, agradeceu a vereadora Sandra Donato, egressa da instituição, pela proposição da homenagem. Para a reitora Vera Maquêa, a homenagem reafirma o papel da Unemat no desenvolvimento da cidade. “A instituição nasce em 1978, num momento em que a educação brasileira era extremamente elitista. Sinop não seria a cidade promissora que é hoje sem a Unemat, que há 35 anos forma no município profissionais em diversas áreas. Basta querer para poder cursar graduação, mestrado e doutorado aqui”, destacou, lembrando que o Governo do Estado investiu mais de R$ 150 milhões nos últimos anos em infraestrutura e melhorias para a manutenção da universidade pública inclusiva e de qualidade em Mato Grosso.
O pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães, reforçou a ligação entre a universidade e a cidade. “Não é possível entrar em uma escola, escritório de contabilidade ou obra em Sinop sem encontrar profissionais formados pela Unemat. Construímos juntos a história de Sinop”, afirmou.
O prefeito Roberto Dorner recordou a fundação do câmpus e ressaltou o orgulho da população. “A Unemat faz parte da história de Sinop. Graças a ela, muitos jovens tiveram acesso à formação profissional sem precisar sair da cidade”, disse.
A homenagem foi proposta pela vereadora Sandra Donato, egressa da universidade, e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. O presidente da Câmara, vereador Remídio Kuntz, em seu terceiro mandato destacou o ineditismo da solenidade fora da sede legislativa nesse período. “Estamos aqui para parabenizar todos os que ajudaram a construir essa trajetória”, declarou.
O secretário adjunto Rodrigo Zanin ressaltou a importância da Unemat para Mato Grosso. “Na Seciteci trabalhamos com a perspectiva de formar pessoas e desenvolver o Estado por meio da ciência, da tecnologia e da inovação. A Unemat é fundamental nesse processo”, afirmou.
Homenageados
Títulos de Cidadão Sinopense foram concedidos a: Adelia Stedile de Matos, Almir Arantes, Claudete Ines Sroczynsi, Eduardo Gimenes Volpini, Fernanda Mosseline Josende Coan, Ilario Straub, Irene Carrillo Romero Beber, Jean Carlos Crizostomo da Souza, Joaquim Cunha de Andrade, Jose Luiz Straub, Josivaldo Constantino dos Santos, Júlio César Beltrame Benatti, Miguel Tadayuki Koga, Roseli Ribeiro Mamede, Sandra Luzia Wrobel Straub e Udilmar Carlos Zabot.
Moções de aplauso foram entregues:
Aos professores Inédio Arcari e Miguel Koga, pelo Projeto Olimpíada de Matemática.
Ao Programa de Pós-Graduação em Letras, representado por Adriana Lins Precioso, pela implantação do primeiro doutorado em Letras da região Norte de Mato Grosso.
Ao professor Ronald Tavares Pires da Silva, por sua trajetória acadêmica e comunitária.
À reitora Vera Maquêa, ao pró-reitor Darlan Guimarães e aos gestores do câmpus de Sinop, Júlio César Beltrame Benatti e Eduardo Gimenes Volpini, pelo aniversário de 35 anos da Unemat/Sinop.
Contato:
imprensa@unemat.br