A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) receberá 29 alunos estrangeiros pelo Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Criado em 1965, o Programa completa 60 anos oferecendo graduação para estrangeiros em instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Os alunos fizeram a seleção coordenada pelo MRE e pelo Ministério da Educação do Brasil nas embaixadas brasileiras em seus países de origem; ao todo, foram quase dois mil candidatos de 52 países da América Latina, Caribe, África, Ásia e Europa Oriental, que serão acolhidos em 104 instituições.
Na Unemat, os 29 alunos aprovados ingressarão em cursos nos câmpus de Barra do Bugres, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra. De acordo com o Escritório de Internacionalização da Universidade, os estudantes são de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, e São Tomé e Príncipe.

Na última segunda (8) e terça-feira (9), os ministérios das Relações Exteriores e da Educação realizaram um encontro nacional com as IES envolvidas no programa, incluindo a Unemat. No evento foram debatidas ações para o acolhimento dos estudantes estrangeiros nas universidades e instituições, além das políticas necessárias para a integração na vida acadêmica.
O coordenador do PEC-G na Unemat, Lucio Lord, reforça que a Unemat assume este papel de contribuir globalmente com a formação de recursos humanos. “A expectativa é de que esses novos estudantes concluam a formação em graduação na Unemat, contribuindo para a diversidade cultural na Universidade durantes os anos de estudo aqui em Mato Grosso e que retornem, depois de formados, aos seus países de origem, para a melhoria do desenvolvimento social, econômico e político de suas nações”, explica Lucio.
O edital pode ser acessado clicando aqui.
Contato:
imprensa@unemat.br