O projeto de extensão Serviço de Assessoria Jurídica Popular em Direitos Humanos (Sajudh) acompanhou a criação e elaborou o estatuto social de quatro associações sem fins lucrativos, para trabalharem coletivamente na área de direitos humanos como direitos das pessoas com deficiência e direito esportivo.
Com o auxílio do projeto de extensão, foram criadas a Associação Atlética Acadêmica de Educação Física Fênix, a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Cáceres (Apaac), a Associação Esporte e Lazer na Comunidade (Asselc) e a Associação dos Girassóis de Cáceres (Agica), que se refere a pessoas que tenham deficiência não visível ou doença rara.
As ações contaram com a participação dos estudantes bolsistas de pesquisa Beatriz Ede Amaral, Geovana Carvalho, Isabela Souza, Matheus Ibane e Thamyris de Oliveira, e da assistente de Pós-Graduação, Camila Ferrer.
Coordenado pelo professor Antonio Armando, o Sajudh é uma atividade extensionista com o objetivo de oferecer à população de Cáceres assessoria jurídica gratuita para demandas coletivas em relação aos direitos humanos. O projeto é vinculado ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres e ao Grupo de Pesquisa sobre Constitucionalismo Democrático Latinoamericano, Novas Intersubjetividades e Emancipação Social (Minga).
Contato:
imprensa@unemat.br