pós-graduação

Unemat promove reunião com coordenador da área de Ciências Ambientais da Capes

Por Danielle Tavares
19/06/2023

(Foto: Deivid Fontes)

A Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu, na última semana (16/06), o professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da Área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação que regula a pós-graduação brasileira.

Atualmente, a Área de Ciências Ambientais possui, em âmbito nacional, 141 programas que totalizam 181 cursos, sendo 99 mestrados e 47 doutorados acadêmicos, 33 mestrados e 2 doutorados profissionais. Destacando-se três programas nota 7, outros três nota 6 e onze programas nota 5. Quando foi criada, em 2011, havia 57 programas. Estão distribuídos nas cinco regiões do país: Sudeste (30%), Nordeste (23%), Sul (22%), Centro-Oeste (13%) e Norte (11%).

“Pode-se dizer com orgulho que todas as 27 unidades federativas de nosso País possuem programas da Área, sendo boa parte deles localizados no interior e em regiões de vulnerabilidades socioambiental e socioeconômica. Ressalta-se também dois Mestrados Profissionais em Rede que foram induzidos para atender demandas que seguem contemporâneas: Ensino em Ciências Ambientais (ProfCiAmb) para profissionais que atuam n educação básica, tendo 9 associadas, e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), com 14 associadas”, ponderou Carlos Alberto Cioce Sampaio.

ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA UNEMAT

A Unemat possui três programas de pós-graduação nessa área. São eles: Ciência Ambientais (Cáceres), Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (Alta Floresta) e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Mestrado Profissional em Rede- Cuiabá). 

“Buscamos a vinda do prof. Sampaio para discutir pontos da última avaliação quadrienal da Capes (2017-2020), sobretudo no que se refere aos indicadores do impacto social”, explicou a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Áurea Regina Ignácio. “Da mesma forma, estamos aguardando agenda com outros coordenadores de área, buscando ações e decisões assertivas”, completou.


Os coordenadores dos cursos ligados à área, Claumir Cesar Muniz e Dionei José da Silva (PPGCA), Marco Antônio Camillo de Carvalho (vice-coordenador do PPGBioAgro) e Wilkinson Lopes Lázaro (representado o ProfÁgua) organizaram reunião preliminar com docentes e colaboradores dos programas, com foco no alcance das metas exigidas para a área.

Entre os pontos discutidos, o fortalecimento das principais parceiras internacionais, a solidariedade entre os programas de pós-graduação, a distribuição equitativa de discentes por orientador, a porcentagem de docentes permanentes, a produção docente e discente, dentre outros. Tais pontos devem ser avaliados pelas coordenações dos programas e serão temas de discussão no próximo Workshop de Gestão da Pós-graduação Stricto Sensu da Unemat (GEPOSS), a ser realizado de 9 a 11 de outubro deste ano.

 

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!