A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Tangará da Serra recebeu, nos meses de agosto e setembro, a presença de mais de 450 alunos de diferentes escolas da rede pública e privada de Tangará da Serra e Nova Marilândia. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Vem para a Unemat!”, que busca realizar uma integração entre a Unemat e a sociedade ao trazer alunos do 3° ano do ensino médio para conhecer a Universidade e realizar a divulgação dos cursos de graduação.
As visitas foram divididas em dois momentos: no primeiro, os cursos de graduação foram apresentados aos estudantes, com o objetivo de explicar o perfil profissional e as principais áreas de atuação de formação. Também houve uma explicação sobre as formas de ingresso na instituição, reserva de vagas para ações afirmativas e políticas de permanência, como auxílios, bolsas e estágios. Após esse momento, aconteceu a visitação aos laboratórios de ensino e pesquisa do câmpus, onde os acadêmicos de diferentes cursos puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos aos estudantes. Foram visitados os principais laboratórios que atendem os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Civil e Jornalismo e os alunos puderam esclarecer dúvidas e interagir com professores, técnicos e acadêmicos bolsistas, proporcionando uma troca de experiências.
O diretor Político-Pedagógico e Financeiro do câmpus, Ariel Lopes Torres, participou das apresentações e destacou a importância da ação. Para o gestor, ‘’O projeto tem mostrado grande relevância quando têm os alunos do 3° ano do ensino médio como futuros propensos novos acadêmicos da Unemat. O que mais chamou atenção dos alunos do ensino médio foi a grande quantidade de laboratórios utilizados na formação dos nossos acadêmicos, mas também o entendimento da relevância da Universidade pública nesse projeto de transformação de vida que ela propicia. Essas ações estimulam e mostram a importância da educação superior na vida das pessoas’’, comenta.
A coordenadora do projeto, a servidora técnica Carolina Tito, também reforça a importância da ação. Para ela, durante as visitas foi possível tornar o contato do ensino médio mais próximo do ensino superior. ‘’Durante a visita é perceptível o encantamento dos alunos, a maioria não imagina o tamanho da estrutura da Universidade e os inúmeros trabalhos que desenvolvemos aqui. Também é um importante momento de troca, alguns ex-alunos de cada escola visitante são convidados a falarem da vida universitária, estudantes que estavam na sala ao lado e agora já estão estudando na Universidade, estimulando ainda mais os visitantes a continuarem os estudos’’, diz a organizadora.
Ainda estão previstas visitas das escolas dos municípios de Nova Olímpia, Nortelândia e Campo Novo do Parecis durante o mês de outubro. O projeto tem previsão de continuar até o ano de 2025 e a expectativa é que, com iniciativas como essa, mais jovens se sintam motivados a ingressar no ensino superior da Unemat e a buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Contato:
imprensa@unemat.br