As cerimônias de encerramento das Olimpíadas Regionais de Matemática,
promovidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso/ Sinop e Barra do Bugres,
ocorrem ao longo dos meses de outubro e novembro. Nesta edição, Sinop está
coordenando 9 municípios e Barra do Bugres, 4 municípios.
Na cerimônia, é revelado o resultado das provas e acontece a premiação para os três primeiros colocados da competição em cada município. Os participantes da final também recebem certificados e medalhas de honra ao mérito.
O professor da Unemat, Miguel Koga, explicou que a estrutura envolve mais de um câmpus da Universidade. “Nessa perspectiva, a gente criou uma Olimpíada Regional das escolas públicas. Um dos nossos objetivos é aproximar a Universidade da Educação Básica. Com isso, a gente consegue fazer um movimento na discussão do ensino da Matemática, compreender um pouco melhor as dificuldades que os professores estão enfrentando e tenta desenvolver outros projetos além da Olimpíadas, juntamente com os professores”.
Para o docente Inedio Arcari, a parceria beneficia Universidade e Educação Básica nos municípios. “A Unemat acredita nessa parceria, no trabalho conjunto, de aproximação da Universidade com os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Após passarmos pelas dificuldades da pandemia, a gente acredita que essa parceria possa se projetar para o futuro, para que contribua no ensino e tenha esse espaço junto às prefeituras dos municípios”, destacou em entrevista recente.
Conheça os calendário das cerimônias de premiação.
Dia 11/10: Santa Helena.
Dia 18/10: Sorriso e Marcelândia.
Dia 19/10: Tapurah.
Dia 21/10: Sinop.
Dia 26/10: Lucas do Rio Verde.
Dia 28/10: Itaúba.
Dia 01/11: Campo Novo do Parecis.
Dia 10/11: Alta Floresta.
As Olimpíadas de Matemática da Unemat contemplam também os municípios de Barra do Bugres (outra cidade polo do projeto), Diamantino, Porto Estrela e Nova Olímpia.
Contato:
imprensa@unemat.br