A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) passa a contar, a partir deste semestre, com a professora chinesa YangYang Hu, que ministrará aulas de mandarim no câmpus de Sinop por meio de projeto de extensão aberto a acadêmicos e comunidade.
YangYang Hu se soma à professora Dan Xu, que está na instituição desde 2024, em Cáceres, onde leciona o idioma e cursa mestrado em Linguística. Ambas são formadas em Letras-Mandarim e Português do Brasil pela Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (Suse), na China. As docentes integram o programa de voluntariado custeado pelo governo chinês, recebendo da Unemat auxílio específico de moradia.
De acordo com as professoras, atualmente seis docentes formadas pela Suse atuam voluntariamente no Brasil. Duas delas estão na Unemat. Além disso, a universidade mato-grossense abriga três mestrandas chinesas no Programa de Pós-Graduação em Linguística: Dan Xu, Dongqin Deng e Yudie Liu. De acordo com o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, Anderson Amaral, em 2026, serão recebidas mais quatro chinesas no Programa de Pós-Graduação em Letras, entre elas YangYang Hu.
Ainda de acordo com Amaral, em 2026, o câmpus da Unemat, em Tangará da Serra, será o próximo a ofertar o curso presencial com aulas de mandarim.
Recém-chegada a Mato Grosso, a professora de 23 anos já havia morado no Brasil em 2023, quando realizou intercâmbio em Pelotas (RS). A experiência, segundo ela, motivou a escolha por retornar. “Percebi que os brasileiros veem os chineses por meio de estereótipos. Vim para ajudar a desconstruir essas imagens e aproximar nossas cultura”, afirmou.
Ansiosa para a primeira aula, que também será a primeira ministrada a brasileiros, YangYang Hu destaca a simpatia da população local como uma das diferenças mais marcantes: “Vocês dão bom dia até para quem não conhecem”, observou.
A professora Dan Xu, por sua vez, relata que a experiência em Cáceres tem sido enriquecedora. Além de ensinar mandarim, ela destaca o desafio de acompanhar as disciplinas no mestrado em Linguística, por conta da barreira linguística e do modelo de ensino diferente do chinês. “As aulas são muito diferentes, mas estou conseguindo acompanhar. A experiência é maravilhosa e significativa para minha vida”, contou.
Dan Xu também diz integrar aspectos da cultura chinesa ao ensino da língua, como forma de facilitar a aprendizagem de seus alunos brasileiros. Fora da sala de aula, a professora revela encantamento pelas paisagens locais:
“As cachoeiras brasileiras são lindas”, afirmou.
Cooperação internacional
O intercâmbio de professores e estudantes é resultado do acordo firmado entre a Unemat e a Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan, instituição pública localizada na cidade de Zigong, província de Sichuan, na China. Fundada em 1965 e transformada em universidade em 2003, a Suse é uma das principais do Centro-Oeste chinês, com destaque em tecnologia industrial.
Contato:
imprensa@unemat.br