Pelo segundo ano consecutivo, a professora Beatriz Ferraz Buhler, pesquisadora ligada ao Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade, Etnobiologia da Unemat (Celbe) e docente da Seduc, recebeu o Prêmio Capes Futuras Cientistas.
Dezenove alunas, 10 professoras e 13 tutoras, provenientes das cinco regiões do Brasil, são as vencedoras desta edição 2025. O resultado final foi publicado nessa quarta-feira (24.09).
O Prêmio Capes Futuras Cientistas foi voltado, especificamente, para professoras, tutoras e alunas participantes do Módulo Imersão Científica do Futuras Cientistas 2024.
IMERSÃO CIENTÍFICA
A imersão científica referente a esse prêmio ocorreu em janeiro de 2024, no Celbe/Unemat, e teve como título "Fazendo Ciência no Pantanal". Foram abordadas as temáticas: emissão de gases do efeito estufa, qualidade da água, entomologia e estudo de fito e zooplânctons nas águas do rio Paraguai.
Seis meninas, com idade entre 16 e 17 anos, alunas de escolas públicas estiveram em campo para coleta e levantamento de dados e, depois, foram para os laboratórios realizar as análises.
Elas foram orientadas de perto por professoras e estudantes de pós-graduação da Unemat, além de bolsistas de iniciação científica.
SAIBA MAIS
O Futuras Cientistas tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a alunas, professoras e tutoras de escolas públicas estaduais, como forma de estimular o aumento da participação feminina nos espaços de desenvolvimento científico das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática).
As alunas vencedoras receberão certificado e medalha. Para as professoras e tutoras, a premiação consistirá no apoio financeiro para a participação em congresso nacional relacionado à área de seu projeto de trabalho, com um valor máximo de R$ 6 mil, a ser pago pela Capes/MEC.
Contato:
imprensa@unemat.br