A cooperação acadêmica internacional entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Radboud (Holanda) segue gerando resultados concretos e impacto científico. Um desses frutos é a titulação da pesquisadora Ana Paula Dalbem Barbosa, em programa de doutorado, realizado em cotutela entre as instituições Brasileira e Holandesa.
AGENDA: A banca de defesa de doutorado ocorrerá nesta quarta-feira (28.01), às 9h30 (horário de MT, com transmissão on-line) e às 14h30 (Holanda). Tendo como título: “Fluxos de nutrientes em sistemas de aquicultura: Da ração aos peixes e ao meio ambiente”.

A pesquisa aborda o uso de nutrientes em viveiros de piscicultura, investigando o destino do carbono e substâncias adicionadas aos sistemas produtivos, contribuindo para o entendimento dos impactos ambientais e do reaproveitamento desses recursos.
A aquicultura é uma atividade estratégica para a produção sustentável de alimentos de origem aquática, desempenhando um papel essencial na segurança alimentar global. “À medida que a demanda por peixes continua a crescer, a intensificação das práticas aquícolas exige atenção cuidadosa ao manejo, englobando a alimentação dos peixes, a assimilação de nutrientes na biomassa, a produção de resíduos e a descarga ambiental”, escreve a pesquisadora.
DOUTORADO EM COTUTELA
A pesquisa envolveu extensa revisão bibliográfica, análises laboratoriais, experimentos e intenso trabalho de campo, incluindo coletas em diferentes regiões do Brasil (Mato Grosso, Rondônia e Minas Gerais), além de períodos de pesquisa na Europa.
“Além dos resultados científicos, a formação em cotutela fortaleceu redes acadêmicas, promovendo a troca de experiências entre docentes, pesquisadores e estudantes da Unemat, da Universidade Radboud e de instituições parceiras como a UFJF”, disse orientador e coordenador do Programa de Ciências Ambientais da Unemat, Claumir Cesar Muniz.
O doutorado em cotutela é um modelo de formação acadêmica que permite ao estudante desenvolver sua pesquisa sob orientação conjunta de professores de universidades de diferentes países, promovendo a integração de saberes, metodologias e experiências científicas.
“O doutorado em cotutela entre a Unemat e a Universidade Radboud reafirma-se como um modelo bem-sucedido, capaz de formar pesquisadores qualificados, fortalecer redes globais de ciência e ampliar a inserção internacional da pesquisa desenvolvida no Pantanal e no Brasil”, afirmou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Áurea Regina Ignácio.
No caso de Ana Paula, a trajetória acadêmica reflete de forma exemplar o potencial desse tipo de parceria internacional. “A titulação de Ana Paula Dalbem Barbosa evidencia como a cooperação internacional entre universidades públicas pode gerar formação de excelência, produção científica relevante e impactos positivos para a sociedade”, avaliou o professor Ernandes Sobreira, coorientador da pesquisa pela Unemat.
DEFESA DE DOUTORADO
Discente: Ana Paula Dalbem Barbosa
Data: 28/01/2026, às 9h30 (MT). Para assistir on-line: http://www.ru.nl/aula/livestream
Local: Nijmegen, Universidade Radboud (Holanda)
Título: Fluxos de nutrientes em sistemas de aquicultura: Da ração aos peixes e ao meio ambiente
BANCA:
Orientadores: Claumir Cesar Muniz (Unemat) e Sarian Kosten (Universidade Radboud).
Coorientadores: Ernandes Sobreira Oliveira Junior (Unemat) e Nathan Barros (Universidade Federal de Juiz de Fora).
Contato:
imprensa@unemat.br